Especialista revela hábitos que ajudam a cumprir metas e a liquidar dívidas

Controlar o orçamento, equalizar gastos, pagar dívidas e conseguir economizar para montar reservas financeiras e ter alguma tranquilidade no futuro são tarefas quase impossíveis para 67% da população que está endividada, para os mais de 80% não têm qualquer reserva e os 4,6 milhões que têm dívidas impagáveis.

Mais que controlar despesas com planilhas e planejar cortes, uma série de hábitos podem ajudar as pessoas a se manterem focadas e motivadas e mudarem suas vidas, cumprindo as resoluções de ano novo e as metas programadas para o próximo ano.

O especialista em planejamento financeiro e em neurociência e comportamento, Yuri Utida, explica que os hábitos que mantemos têm peso fundamental para mudar a forma como nos relacionamos com dinheiro e consumo.

“Nada define melhor o que você é, o que você faz ou como você faz do que os hábitos que você tem em sua vida. Toda a sua rotina, intelecto, círculo social, saúde, espiritualidade, tudo, absolutamente tudo está conectado às práticas que você incorpora no seu dia a dia. Quer um exemplo de como ter hábitos saudáveis pode te ajudar a conquistar seus objetivos? Se você corre com regularidade, condiciona seu corpo e mente a se desafiar, a se aprimorar constantemente e de forma natural, tende a sempre superar seus limites. O hábito transforma”, explica.

Então, se o objetivo for alcançar segurança financeira, algumas práticas podem ser decisivas, como trocar horas de entretenimento vazio na TV por documentários, cursos e livros. “Como consultor financeiro, convivo com muitos investidores e notei que todos têm os mesmos costumes incorporados no seu cotidiano. Um deles é a leitura de livros e o consumo diário de informações. Um livro é uma grande fonte de informações. Quando você lê, imediatamente você aprende com os erros e acertos do autor, isso pode te preparar e nortear seus projetos e cada vez mais te faz relacionar assuntos aparentemente sem qualquer ligação”, conta Utida.

“Ter uma vida financeira saudável vai além de fazer contas”, afirma Utida

Cuidar da saúde, fazendo exercícios físicos regularmente, tendo uma alimentação saudável e sono adequado, ajuda a melhorar a sua performance. “Seu corpo, cérebro, mente e emoções são uma coisa só, estão intrinsecamente interligados. Foco, concentração, disposição física e mental surgem a partir do momento que você cuida desse conjunto. E isso é fundamental para que você consiga ter uma rotina de estudo e trabalho que te faça atingir seus objetivos”, completa.

Outra prática saudável é escolher com cuidado as pessoas com as quais você se relaciona. “Existem estudos que indicam que você é a média das cinco pessoas com as quais você mais convive e compartilha as ideias, logo, o comportamento das pessoas que convivem com você definem boa parte do seu próprio comportamento, por isso é preciso escolher bem”.

Mude sua relação com o consumo, tenha uma vida mais simples e não esbanje dinheiro. “Liste tudo aquilo que você costuma consumir e que considera essencial. Depois analise cada um deles e reflita se realmente são tão essenciais assim ou você está esbanjando ou alimentando seu ego com coisas desnecessárias”, acrescenta Utida.

Se a intenção for aumentar sua renda, uma saída é empreender e para isso é imprescindível que você seja um bom vendedor. “Pessoas que enriqueceram costumam ser exímios vendedores, seja de produtos, serviços ou ideias. Saber vender pode ajudar a ter sucesso em seus projetos. Uma boa forma de treinar essa habilidade é fazer uma sessão de desapego colocando à venda itens que você não usa mais e estejam em bom estado”, completa Utida.

Para incorporar hábitos saudáveis à sua rotina, é preciso se desafiar diariamente. “Imponha metas, como ler um livro por semana; desenvolver sua capacidade de se expressar, conversando com estranhos ou praticar atividades físicas diariamente, assim você se sente desafiado o suficiente para incorporar as novas práticas e se manter motivado a fazer as mudanças que necessita”, finaliza.

Nove hábitos saudáveis para cultivar:

  • – Cuide da sua saúde
  • – Treine sua oratória
  • – Leia livros
  • – Reflita sobre sua relação com o consumo e não esbanje dinheiro
  • – Treine sua habilidade em vendas
  • – Troque entretenimento vazio na TV por documentários, cursos
  • – Seja curioso, tenha apetite por conhecimento. Leia, se informe, isso pode te ajudar a ter ideias inovadoras
  • – Aprofunde seus conhecimentos
  • – Cerque-se de pessoas corretas

Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay