Guarda Municipal, restauração do Balneário e da Praça Adhemar de Barros são prioridades para Gil Helou

O prefeito de Águas de Lindoia, Gil Helou (PSDB), em uma reunião de aproximadamente duas horas, na manhã desta terça-feira, 22, fez um balanço das ações realizadas pela administração municipal nos últimos quatro anos, e traçou as prioridades de seu governo até 2024. O vice-prefeito, João Orrú, e os onze secretários municipais, além de servidores com cargos comissionados, estiveram presentes e apresentaram suas considerações.

Para o prefeito, as várias ações realizadas desde 2017 para recuperar o município contribuíram para recolocar a cidade no rumo do desenvolvimento. Porém, neste novo momento, Águas de Lindoia precisa avançar, em especial na modernização dos serviços públicos em geral, na ampliação dos serviços da saúde, da educação e também no turismo.

O prefeito cobrou um planejamento detalhado de todos os secretários sobre as ações que deverão ser realizadas nos próximos quatro anos. Uma nova reunião deverá acontecer ainda na primeira quinzena de 2021, quando os responsáveis por cada pasta deverão apresentar os projetos.

Gil Helou deixou claro que alguns pontos importantes deverão ser trabalhados como prioridades. É o caso, por exemplo, da Guarda Municipal que aguarda o fim da pandemia para que a administração possa publicar o edital de concurso para contratação e treinamento dos novos servidores públicos que trabalharão na segurança pública do município. As restaurações do Balneário Municipal e da Praça Adhemar de Barros, bem como novas obras para o desenvolvimento do turismo estão dentro destas prioridades.

Uma das determinações do prefeito foi a criação de uma força-tarefa de apoio ao turismo com a participação de todas as secretarias, em especial das de Obras, de Educação, de Saúde e de Esportes. O objetivo é aumentar o apoio em preparação aos eventos e ações da pasta, que é a principal atividade econômica do município.

“Temos que dar continuidade ao desenvolvimento da nossa estância e o fortalecimento da economia é um fator importantíssimo, ainda mais com todos os problemas que a pandemia nos trouxe em 2020. Este planejamento será importantíssimo para que possamos vencer estes desafios e garantir a estabilidade econômica do nosso município, bem como oferecer serviços públicos com ainda mais qualidade para os cidadãos de Águas de Lindoia”, concluiu o prefeito.

Guarda Municipal Balneário Praça Adhemar

Balanço

Durante a reunião, foi feita um balanço do primeiro mandato. “Foram quatro anos importantíssimos para Águas de Lindoia. Conseguimos reequilibrar as finanças do município, que estavam caóticas, pagamos muitas dívidas, resgatamos a credibilidade, e, mesmo com toda esta dificuldade, o município avançou muito em todas as áreas. Esta equipe teve um papel fundamental neste processo e quero manifestar, em nome da nossa população, a gratidão pelo empenho e pelo trabalho de todos”, disse o prefeito durante o encontro.

Além dos ajustes e da recuperação da situação fiscal do município, foram destacados alguns dos avanços conquistados em várias áreas, como na saúde, que teve a melhoria na infraestrutura, a contratação de mais médicos e profissionais de saúde e a ampliação dos serviços na área para a população. Na educação, as principais ações foram a melhoria na qualidade do ensino, o aumento do número de vagas na educação infantil zerando a fila de espera e as reformas realizadas em todas as escolas municipais.

No turismo, embora o setor tenha sido muito afetado pela pandemia em 2020, também foram registrados avanços como o resgate de festivais e desfiles tradicionais, a atração de novos eventos para o município e a criação de leis como o Plano Diretor de Turismo.

Também foram registrados avanços na assistência social (com construção de casas populares e criação de vários cursos profissionalizantes), no esporte (com mais eventos esportivos e apoio a mais modalidades), no meio ambiente (com a criação de leis importantes, com a recuperação de áreas degradadas do município e o início da coleta seletiva), na agricultura (com a criação da feira do agricultor em três bairros da cidade), na administração (com novos projetos para desburocratização e para melhoria da qualidade do serviço público) e com a realização de mais de 50 obras por toda a cidade.

Imagens: Divulgação/ Prefeitura de Águas de Lindoia e arquivo