Justiça Eleitoral muda local de votação de eleitores por falta de urna

Devido à falta de urnas eletrônicas, parte dos eleitores de Águas de Lindoia, Lindoia e Serra Negra votará em uma seção eleitoral diferente da que consta no título de eleitor. A 134ª Zona Eleitoral, que abarca os três municípios, fez uma transferência temporária de eleitores, que foram distribuídos entre as seções que terão urna, e, assim, garantir que todos exerçam o direito ao voto.

Para saber para qual seção de votação foi transferido, o eleitor precisa baixar o aplicativo e-Título (https://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/aplicativo-e-titulo). Após fazer o cadastro, o eleitor deverá acessar em “Onde votar”, e verificar qual a seção deve comparecer no dia da eleição.

Caso a pessoa tenha problema para acessar o aplicativo, a chefe do cartório eleitoral de Serra Negra, Gabriela Adam, esclarece que uma equipe estará nas escolas atendendo os eleitores com dúvidas.

Por que a quantidade de urna diminuiu?

A redução do número de urna, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), ocorreu por dois motivos. Primeiro, houve descarte de modelos de urnas 2006 e 2008, e, segundo, atraso na licitação para a compra de novos equipamentos

Em julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a empresa vencedora do certame, e informou que as novas máquinas devem ser usadas a partir das eleições gerais de 2022.

A solução foi reduzir as seções apenas para essa eleição. Por isso, foi necessário distribuir os eleitores das seções onde não haverá urna para as que terão. O problema afeta o país inteiro.

Fique atento

Portanto, apenas para essa eleição houve uma mudança de “sala” dentro do mesmo local de votação para aqueles que votam nas seções que ficaram sem urna. Confira: Locais de votação e seções Águas de Lindoia, Lindoia e Serra Negra.

Em Águas de Lindoia, das 48 seções eleitorais, 16 não terão urnas. A EE Francisco Tozzi, com maior número de eleitores cadastrados, possui 13 seções, das quais quatro (90, 109, 127 e 139) ficaram sem urnas.  Na EE Vicente Rizzo, sete seções terão urna, e três, não (95, 104 e 126).

Os eleitores da seção 152 da Emef Geraldo Mantovani foram redistribuídos para outras quatro, na mesma escola. Na EM Comendador Pedro Facchini quase metade das seções estão sem urnas, ou seja, quatro (110, 129, 143 e 149) das nove existentes. Na EM Luiz Barbosa são 11 seções: sete estarão funcionando com urnas e quatro não (102, 124, 134 e 144).

Em Lindoia, que conta com três locais de votação, num total de 20 seções, as urnas eletrônicas estarão operando em 13 seções. Os eleitores da EE Pedro de Toledo que votam nas seções 130, 138 e 146, foram transferidos para uma das seis seções que terão o equipamento. Na EM Mileide Aparecida Zamboim Moreti (Clubinho), serão três seções com urnas, e duas sem (111 e 141). Na Emeief Arco-Íris, a votação acontecerá em quatro seções, e outras duas (45 e 48) ficaram sem o equipamento.

Em Serra Negra, das 86 seções eleitorais, 55 funcionarão com urnas. Os eleitores das 31 seções que ficaram sem o equipamento, 31, foram remanejados.