‘Caminho Pro Interior’ completa um ano com caminhada até o Alto da Serra

O ‘Caminho Pro Interior’, que une municípios formando uma Rota Turística por estradas rurais em meio à natureza da região do Circuito das Águas Paulista e Sul de Minas, completa um ano de atividade com a adesão de novas cidades. São mais de 400 quilômetros de estradas rurais e áreas urbanas. No trajeto, os peregrinos conhecem características culturais e naturais da região, que vão desde igrejas e atrativos turísticos a cultivo do café e produção de cachaça.

Para comemorar o primeiro aniversário, nesta sábado, 31, serão percorridos 14 km que unem as cidades de Monte Alegre do Sul ao Alto da Serra, reaberto recentemente em Serra Negra. Será a primeira caminhada promovida pela organização do Caminho pro Interior no período da tarde, por duas razões: ver o pôr do Sol no alto da Serra da Mantiqueira e apreciar o nascimento da Lua Cheia, a famosa Lua Azul, fenômeno que só se repetirá novamente em 2039.

Para participar, os interessados devem fazer inscrições pela plataforma Sympla. Acesse o link: https://www.sympla.com.br/um-ano-do-caminho-pro-interior__1028333. Os valores são R$ 86,00 e R$ 126,00.

Os protocolos de segurança e prevenção do coronavírus serão seguidos e o uso de máscara é obrigatório. Horário de encontro em Monte Alegre do Sul é às 14h30, no Santuário do Senhor Bom Jesus (Rua João da Serra, 135 – Centro). Duração estimada da caminhada é de três horas. Retorno previsto às 19h30. Mais informações no site www.caminhoprointerior.com.br; e-mail: [email protected] ou telefone (19) 9.9205.

20 municípios

Com Serra Negra desde que o início da proposta, o ‘Caminho pro Interior’ reúne hoje 20 municípios. Nove pertence ao Circuito das Águas Paulista.  O trajeto foi idealizado pela amparense, Kate Jeremias, com a ajuda e Laura Umbelina Santi, Roseli G. C. Vasco de Toledo, Silvana Ismael Guarizzo e Viviana da Silveira Bueno.

Tendo como inspiração o Caminho de Santiago de Compostela, Francês/Espanhol, e também os Caminhos da Fé e da Luz, interliga as seguintes cidades: Amparo, Distrito de Mostardas (Monte Alegre do Sul), cidade de Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Sião/MG, Bueno Brandão/MG, Munhoz/MG, Socorro, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Morungaba, Distritos de Sousas e Joaquim Egídio (Campinas), Pedreira, Jaguariúna, Holambra, Distrito de Martim Francisco (Mogi Mirim), Itapira, Santo Antônio de Posse (passagem somente pela área rural), Distrito de Arcadas (Amparo), retornando à área urbana da cidade de Amparo.

Foto: Sil Guarizzo