O PESCOÇO: o orifício sensível do corpo

Você já imaginou a infinidade de problemas que pode ser causada por descuidar do pescoço?

Como sente a sua nuca? Será que estala ou range de vez em quando? Tem tontura, quando gira a cabeça?

Então, você talvez seja um caso do PONTO FRACO da NUCA. E você deveria cuidar bem desse ponto, pois se trata de um gerador de doenças, influencia de modos diferentes o seu corpo e pode levar a sérios problemas de saúde: enxaqueca, alergias, bexiga irritada, síndrome crônica de fadiga, incompatibilidade de alimentos ou problemas cardíacos e muitos outros; todos eles podem ter a sua origem no estalo da nuca.

Essa é a opinião do Dr. Bodo Kuklinski e da Dra. Anja Schemionek, da Alemanha. Mesmo que a medicina clássica talvez não concorde, os resultados surpreendentes de sua terapia falam por si só e dão grande esperança para muitas pessoas que não conseguiram real ajuda através de nenhuma outra terapia.

A coluna cervical consiste de duas partes de construção diferente. As primeiras duas vértebras, o atlas e o axis, formam as articulações da nuca e diferem na sua construção das demais vértebras (3 a 7) da coluna vertebral, sendo que essas últimas são idênticas às outras vértebras da coluna.

O atlas é um anel ósseo largo com duas áreas de articulação. que suporta o crâneo; entre atlas e crânio se encontra a primeira articulação da coluna cerebral, a articulação que permite inclinar a cabeça (acenar “SIM”); não permite o movimento “NÃO” da cabeça.

O axis estreito, de forma anular, se encontra embaixo e tem na frente uma protuberância (os médicos a chamam Dens axis), formando assim a segunda articulação que possibilita movimentos giratórios. É “a articulação NÃO”. Essa articulação quase não permite movimentos para frente e para trás, visto que as ligas laterais têm pouca elasticidade, mantendo o Dens axis na sua posição.

Não existe um disco vertebral entre as duas primeiras vertebras cerebrais, isto é, as vertebras ósseas estão uma em cima da outra, sendo protegidas apenas com cartilagem superficial e lubrificante.

As articulações entre as demais vertebras cerebrais podem ser movimentadas em ambas as direções e estão separadas por discos elásticos, abafando assim pancadas e fricção.

O canal vertebral passa por todas as vertebras: é a passagem para a medula que contém importantes condutos de nervos. Sob condições normais de movimento da coluna vertebral, o canal vertebral está sempre livre. Isso é também o caso das artérias que passam ao lado e através de atlas e axis e as quais abastecem a cabeça. Levam sangue fresco para importantes regiões cerebrais e não devem ser prejudicadas de forma alguma.

A instabilidade da coluna cervical é a mais frequente e não compreendida lesão do homem, apesar de fazer parte de, no mínimo, 12 áreas profissionais da medicina.

Visto que o pescoço é um lugar tão sensível do corpo, em princípio qualquer acidente por menor que seja pode afetar a nuca, mesmo quando essa não está envolvida diretamente. É suficiente escorregar na escada. Ao cair, o choque da queda se propaga por todo o corpo para cima o que fica bem claro pelo fato de muitos acidentados morderem involuntariamente a língua.

Em vista das explicações acima sobre a incrível sensibilidade da nuca, recomendamos calorosamente a todos – porventura vitimas de quedas consideradas “insignificantes” – que não subestimem o risco de graves consequências posteriores, tomando providências imediatas e, além disso observando e anotando em seguida qualquer manifestação diferente do organismo, para que os especialistas possam tomar as medidas necessárias.


Controle os seus PENSAMENTOS, pois se transformarão em suas PALAVRAS.
Controle as suas PALAVRAS, pois se transformarão em suas AÇÕES.
Controle as suas AÇÕES, pois se transformarão em seus HÁBITOS.
Controle os seus HÁBITOS,pois se transformarão em seu DESTINO!

(Talmud)


 

Publicado em 31 de outubro de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística.