Toninho Nogueira desiste da candidatura a vice-prefeito

O ex-prefeito de Águas de Lindoia, Antonio Nogueira (DEM), divulgou nesta segunda-feira, 26, um vídeo nas redes sociais informando que renunciou à candidatura de vice-prefeito na coligação “Inovar e humanizar”, do candidato a prefeito, Ary Mantovani (DC).

O Ministério Público Eleitoral e a coligação “Águas de Lindoia em boas mãos” (MDB, PSDB e PSD) pediram a impugnação de candidatura de Toninho por inelegibilidade.

Até então, no sistema de divulgação de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é informado que a candidatura de Toninho aguardava julgamento.

Na ação, o promotor eleitoral, Gustavo Roberto Chaim Pozzebon, cita a decisão judicial transitada em julgado (processo n° 1000269.58.2016.8.26.0035), que condenou Toninho Nogueira por atos de improbidade administrativa.

Foram suspensos os direitos políticos do ex-prefeito pelo prazo de cinco anos, conforme acórdão da 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, de 15 de março de 2018.

Além disso, Toninho foi condenado a pagar multa civil de dez vezes o valor da remuneração recebida durante o exercício do mandado como prefeito. Ele também está proibido de firmar contrato com o poder público ou de receber benefício, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.

Além da condenação proferida pelo Tribuna de Justiça de São Paulo, o ex-prefeito teve as contas de todos os exercícios financeiros rejeitadas, de 2012 a 2016, pela Câmara.

Prazo para substituição de candidato

Ontem, segunda-feira, 26, foi o último dia para que partidos e coligações substituíssem candidatos, conforme determina a lei eleitoral. No vídeo, além de anunciar sua renúncia, o ex-prefeito apresenta o novo candidato à vice da coligação, Edmilson Bocalon de Lima, o Paloma.

O substituto também foi candidato a vice em 2016, desta vez junto com Toninho Nogueira, que naquele ano tentava a reeleição à Prefeitura de Águas de Lindoia.

“Infelizmente, estou retirando minha candidatura como vice, não porque não posso, mas sei que os adversários entraram com impugnação da minha candidatura, não se se por medo”, disse. “Não quero que o candidato a prefeito corra o risco de ser impugnado e a chapa ser prejudicada por inteira”, explicou.