Saae esclarece sobre a falta d’água em alguns bairros

Após a publicação da uma matéria sobre a estiagem em Águas de Lindoia, moradores informaram a ocorrência de desabastecimento nos bairros Bela Vista, Assumpção e Francos. De acordo com comentários feitos na página do jornal no Facebook, a falta d’água acontece principalmente à noite.

As queixas referiram-se ao fato de o Saae ter informado que, embora o município atravesse a pior estiagem desde 2015, não está havendo e nem há previsão de racionamento de água.

De acordo com uma nota do Saae, o reservatório de água tratada (caixas d’água) que abastece esses bairros atingiu um nível baixo nos últimos dias. O motivo foi a forte onda de calor, que fez aumentar o consumo de água nas residências.

Para evitar o colapso do sistema, foi necessário interromper o abastecimento para que o reservatório fosse recuperado. De acordo com a autarquia, a interrupção aconteceu por poucas horas.

“Importante destacar que outros bairros da cidade não foram afetados e a produção água continua sendo feita nas ETAs I e II”, informou. “O Saae Ambiental continua trabalhando para manter o abastecimento nos locais afetados, e pede para que as pessoas utilizem água de modo sustentável para evitar problemas futuros no abastecimento.”

A assessoria de imprensa da prefeitura reforçou que foi um problema pontual, e que, portanto, não ocorre todos os dias. Segundo a assessoria, a interrupção não afetou os bairros dos Francos e nem das Casas Populares.

Sobre a falta de água em outros períodos, a assessoria esclareceu que, à noite, o Saae diminui a pressão do sistema para evitar vazamento. Com isso, em alguns lugares pode acontecer de a água não chegar durante a madrugada. A pressão do sistema é normalizada a partir das 5h.

Foto de Nithin PA no Pexels