Falta de filiação partidária impede registro de candidatura de vice em Monte Sião

O Ministério Público Eleitoral de Monte Sião requisitou a impugnação da candidatura de Thiago Bueno, candidato a vice-prefeito do Partido Avante, por falta de filiação partidária.

Ele se inscreveu ao pleito ao lado do candidato a prefeito Ricardo Mariano Paulo. De acordo com o MP, não foram encontrados documentos que comprovem a filiação no Avante, e, portanto, Thiago Bueno não tem condição de elegibilidade.

“O Partido Avante protocolou pedido de registro de seus candidatos e junto com ele a documentação exigida em lei (…). No que pertine ao impugnado que pretende concorrer ao cargo de vice-prefeito, o mapa de documentação analítico assegura que ele está sem filiação partidária válida no partido político pelo qual pretende disputar as eleições de 2020 – Avante. Falta-lhe, via de consequência, uma das condições de elegibilidade expressamente exigidas pelo Art. 14, § 3º, V, da Constituição Federal, e repetida pelo 9º, da Lei 9.504/97”, detalha o promotor eleitoral, Marco Antonio Meiken.

Consultado, o candidato a prefeito Ricardo Mariano Paulo confirmou o problema com a filiação de Thiago Bueno. De acordo com ele, o vice será substituído e um novo nome deve ser anunciado na próxima semana.