Águas passa a oferecer vacina contra a raiva nos postos de saúde

A partir de outubro, a vacinação contra a raiva em cães e gatos passa a ser rotina nos postos de saúde de Águas de Lindoia. A imunização acontecerá sempre aos sábados, das 9h às 11h30, por meio de agendamento e obedecendo a um calendário que terá como base uma região diferente da cidade.

Serão vacinados somente cães e gatos com idade igual ou superior a três meses de idade. Fêmeas prenhes ou em lactação poderão ser vacinadas, desde que não se estressem. Caso haja dificuldade, a vacinação poderá ser adiada a critério do médico veterinário.

Como agendar

O agendamento será realizado entre a segunda e a sexta-feira anteriores ao sábado de vacinação no posto de saúde de referência. O primeiro a receber a ação será o PSF III Central, na Avenida das Nações Unidas, no dia 3 de outubro.  Depois a vacinação acontecerá no PSF Bela Vista (10/10), UBS Francos (17/10), PSF II Popular (24/10) e, novamente, PSF III Centro (31/10). Confira na tabela abaixo o período de agendamento de cada uma das unidades.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação estará condicionada ao agendamento de pelo menos 20 animais em cada dia. Caso o número mínimo não seja atingido, os animais já cadastrados serão automaticamente reagendados para a próxima data de vacinação no mesmo bairro.

A medida visa evitar desperdiço da vacina. Cada frasco tem conteúdo para aplicação de 25 doses, com prazo de validade muito curto. “O objetivo é evitar o desperdício de doses, que atualmente é fornecida todos os meses em quantidade controlada pelo Programa Estadual da Raiva.”

Documentação

No dia de vacinação é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de residência do responsável. Caso o comprovante não esteja no nome do responsável é obrigatória a apresentação de uma declaração assinada pela pessoa cujo nome consta no comprovante, afirmando que o tutor reside no endereço cadastrado. Na falta desses documentos, a vacina não será administrada.

O tutor poderá agendar a vacinação de até três animais (cães e/ou gatos) por domicílio, a cada dia de vacinação. Outros animais da residência poderão ser agendados para a próxima data de vacinação no bairro. Não haverá vacinação no domicílio e não serão fornecidas doses de vacinas para o tutor vacinar seus animais na residência.

Uso obrigatório de máscara

A orientação da Secretaria de Saúde é para que os animais sejam trazidos por adultos que possam conter o animal durante a aplicação da dose. Animais que estejam doentes ou mesmo convalescentes de doenças debilitantes, agudas ou crônicas, assim como em processo de recuperação de procedimentos cirúrgicos, poderão ter a vacinação adiada, a critério do Médico Veterinário. Nesse caso o tutor poderá fazer novamente o agendamento.

Devido à pandemia de covid-19, será obrigatório ao tutor usar máscara facial, devidamente posicionada, cobrindo nariz e boca. Apenas uma pessoas será autorizada a acompanhar a aplicação da dose. A medida é importante para evitar aglomerações no local de atendimento.

Para mais informações, os interessados devem procurar a Vigilância Sanitária (Rua Colômbia, 190) ou ligar para o telefone 3824 1409.