Incêndios voltam a atingir a região no fim de semana

A região voltou a registrar incêndios durante o fim de semana. O horizonte carregado de fumaça dá uma mostra de como a vegetação vem sendo castigado com o fogo nos últimos dias. Além de Águas de Lindoia, Serra Negra e Monte Alegre do Sul foram atingidas por queimadas.

Neste domingo, 13, a Defesa Civil de Águas de Lindoia sobrevoou a cidade para verificar a situação dos incêndios que começaram no fim de semana.

Desde sexta-feira, 11, foram registrados focos no Cavalinho Branco e no Bairro Nefelibatas, estendendo-se próximo à empresa Comexim.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, e equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros de São Paulo e o Saae Ambiental combateram as chamas.

No sábado, 12, o combate concentrou-se na região da Cascalheira, evitando que as chamas atingissem o Morro Pelado. Os bombeiros voluntários ajudaram a debelar o fogo no Jardim Alpino.

No sobrevoou realizado ontem, a Defesa Civil constatou fumaça, sem presença de fogo, próximo à Comexim. De acordo com a assessoria de imprensa, não foi identificado incêndios na região entre Socorro, Lindoia, Itapira, Monte Sião Bueno Brandão.

Serra Negra

A estância de Serra Negra registrou incêndios de grandes proporções entre o final da manhã e à tarde deste domingo, 13. O Corpo de Bombeiro realizou um trabalho simultâneo para combater os diferentes focos.

Um deles atingiu o Bairro das Posses, que concentra pousadas e condomínios de casas. A queimada começou na Rodovia Engenheiro Geraldo Mantovani (SP-360), no Km 143, entre Serra Negra e Amparo, e logo se alastrou, chegando perto de imóveis.

Ao mesmo tempo, outro foco foi combatido no bairro Alto das Palmeiras, nas imediações da igreja de Santa Edwiges. Os trabalhos para contenção do fogo durou cerca de quatro horas nos dois locais.

Monte Alegre do Sul

Em Monte Alegre do Sul, as chamas começaram no Bairro dos Francos e o trabalho de contenção do fogo foi feito por brigadistas municipais. O incêndio, que foi contido, atingiu um morro de difícil acesso.

A previsão para os próximos dias é que o tempo continua quente, com sol e sem chuva. Com isso, com o tempo seco, as chances de novos pontos de queimadas são altas. Existe a expectativa da passagem de uma frente fria pelo oceano nos próximos dias.

Imagem: Divulgação