Eleições: Disputa em Monte Sião será entre Pocai e Rafael Lucio

Até agora o cenário das eleições em Monte Sião aponta para um confronto direto entre o prefeito José Pocai Jr (PSL), candidato à reeleição, e o ex-vereador Rafael Lúcio (PSD). Uma disputa polarizada que promete movimentar a cidade nos próximos meses.

Reeleição

Para se reeleger o prefeito José Pocai Jr (PSL) tem apoio do ex-prefeito, Mario Márcio Zucato (Paió), que nas eleições de 2016 teve 2906 votos para prefeito. Além de primos, os candidatos reúnem eleitorado tradicional e somam forças. A coligação da candidatura situacionista é composta pelos partidos PSL, DEM, PSB e PSDB.

Oposição

O professor e ex-vereador Rafael Lúcio é filiado ao PSD e tem como pré-candidato a vice Rodrigo de Castro, do PTB, numa coligação que integra ainda Republicanos, PDT, MDB e Progressistas, somando seis partidos de apoio à candidatura de oposição a atual gestão. Ele é apoiado pelo ex-prefeito João Paulo Ribeiro.

Tudo embolado

Numa análise simples dos números da eleição de 2016 parece que o cenário está embolado. Naquele pleito José Pocai venceu com 43,28% e 5.944 votos, em segundo lugar ficou João Paulo, com 35,56% e 4.884 votos e Paió foi quem desequilibrou a disputa, obtendo 21,16% e 2.906 votos. Resta saber se a transferência de votos acontecerá de forma total e como será o comportamento dos eleitores após 4 anos de governo e muitas mudanças no cenário econômico e político nacional.

12 de setembro

Os partidos políticos envolvidos na disputa eleitoral de 2020 fazem convenções no dia 12/09. O grupo de apoio a reeleição do prefeito José Pocai Jr. se reunirá na rua J.K. de Oliveira, nº 237, no Centro da cidade, das 10h às 14h, exceto o PSDB do ex-prefeito Mário Márcio Zucato (Paió) que fará convenção no dia 10, das 10h às 13h, na rua 29 de Março, 129, centro. Já os apoiadores do candidato oposicionista Rafael Lúcio se reúnem também no dia 12/09, só que na Rua do Mercado, 775, das 13h às 17h para convenções partidárias (conforme editais de convocação)

Lindoia terá quatro candidatos

Ao que tudo indica, serão apenas quatro candidatos a concorrer na eleição majoritária em Lindoia. Nesta semana, Juliano Moreira do PSL aceitou ser vice do atual vice-prefeito, Pedro Mendes Tortelli, efetivando a coligação PSB/PSL

Convenções

As convenções partidárias em Lindoia começam neste domingo, 06, com a reunião do PRTB, da candidata Renata Barreto e dos partidos que apoiam Helnes Resquioto (PSD e PL). No dia 13 será a vez da convenção de PSB e PSL que apoiam Pedrinho Tortelli. Os partidos DEM e PSDB, que apoiam a candidatura de Luciano Lopes, se reúnem no dia 11.

Reviravolta em Águas de Lindóia

O cenário parece mudar como nuvem para a coligação Cidadania, PSB, DEM e DC. O candidato majoritário é Ary Mantovani Jr e o vice está sendo escolhido pelos líderes partidários. No final desta sexta-feira, 04, o nome que circulava nas negociações era do ex-prefeito Toninho Nogueira (DEM). O grupo faz convenção dia 12 de setembro e até lá deve tornar pública a chapa para eleição majoritária.

Puro Sangue

Uilsinho Vilas Boas, do Podemos, que já foi vereador e concorreu nas eleições de 2016 como vice-prefeito de Vinícius de Moraes, até esta sexta-feira não tinha fechado acordo com nenhuma coligação e informou que o Podemos terá candidatura puro sangue. O vice sairá de seu quadro de filiados. A convenção do Podemos será dia 12.

Tudo encaminhado

O prefeito Gilberto Helou (PSDB) é pré-candidato a prefeito pela coligação PSDB / PMDB e PSD e disse que seu time está formado, tendo como vice-prefeito João Orrú, do PMDB. A coligação fará sua convenção dia 09 e 10 de setembro