Monte Sião: casos de covid-19 aumentam e vigilância intensifica fiscalização

Com 44 novos casos de covid-19 em um período de 14 dias, a Vigilância em Saúde de Monte Sião intensificou a fiscalização para conter aglomerações nos estabelecimentos e nos locais públicos da cidade.

Na noite de ontem, quarta-feira, 26, servidores da vigilância, acompanhados de policiais militares, estiveram em bares e locais públicos. Os donos dos estabelecimentos e os clientes foram orientados a seguir as medidas de contenção do coronavírus Sars-CoV-2, como o distanciamento social, o uso de máscara e a higiene frequente das mãos e ambientes.

Todas estas orientações constam em decretos publicados pela prefeitura ao longo da pandemia.

De acordo com a Vigilância em Saúde, com o aumento gradativo de casos positivos de covid-19 na cidade, será necessário adotar medidas drásticas de distanciamento social.

Os moradores podem denunciar casos de descumprimentos dos decretos por meio dos telefones (35) 3465-4305 ou 0800 283 8838, e ainda pelo e-mail: [email protected]. Além disso, o cidadão pode utilizar o aplicativo “Monte Sião Transparente” ou a seção “Fale com a Prefeitura” no site montesiao.mg.gov.br.

 

Boletim

No boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 27, a Diretoria de Saúde informa 153 registros de covid-19, com 4 novos casos positivos. Os novos pacientes são duas mulheres, de 34 e 48 anos, e dois homens, de 22 e 58 anos.

Agora a cidade contabiliza 35 moradores com a doença ativa, dos quais 34 aguardam a recuperação em casa e um, em internação hospitalar. A quantidade de pacientes recuperados subiu para 115, quatro a mais em relação ao boletim de quarta-feira, 26, quando tinham 111 curados.

Setenta e quatro casos são investigados para covid-19, sendo que 8 pessoas aguardam a chegada de exames. Uma pessoa com suspeita da doença encontra-se internado em Pouso Alegre. Agora são 260 casos descartados.

Evolução

Há 14 dias, em 14 de agosto, o número total de infectados pelo coronavírus em Monte Sião era de 109 moradores. Naquela ocasião, 8 pessoas estavam com a doença ativa e aguardavam a recuperação em casa.

Seis dias depois, a Diretoria de Saúde registrou mais 17 casos, totalizando 126 positivos e 22 casos ativos. Passada uma semana, nesta quinta-feira, 27, os números mostram um avanço da contaminação, com 153 positivos e 35 moradores aguardando a cura.

Levando em consideração o cenário epidemiológico de 14 dias (período de 14/08 a 27/08), foram 44 novos positivos. Na análise da quantidade de casos ativos no mesmo período, o número quadriplicou, passando de 8 para 35. Três moradores morreram em decorrência da covid-19.

Fotos: Divulgação