Campanha incentiva participação da mulher nas eleições

Uma campanha em desenvolvimento no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) pretende aumentar a participação feminina nas eleições. A mensagem será da atriz Camila Pitanga, embaixadora da ONU Mulheres no Brasil e ativista sobre o tema. Com o tema “Mais mulheres na política: a gente pode, o Brasil precisa”, a ideia é inspirar mulheres a ocuparem cargos políticos e mostrar que o aumento de lideranças femininas é bom para toda a sociedade.

Camila Pitanga foi uma das participantes da live promovida pelo TSE no mês passado sobre o assunto. Durante o primeiro debate da série “Diálogos Democráticos”, que também teve a participação da filósofa, escritora e professora Djamila Ribeiro e da senadora Simone Tebet, Camila afirmou que era uma honra debater esse ponto nevrálgico, não apenas na política brasileira, mas no mundo. O debate foi mediado pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.

Outro encontro essa semana entre membros do TSE e de integrantes da bancada feminina na Câmara dos Deputados apontou a importância da realização dessas campanhas para evitar as candidatas laranja nas eleições deste ano, aquelas mulheres que se inscrevem apenas para cumprir a proporção exigida pela lei eleitoral. A bancada também apontou como preocupação que a mulher possa ser alvo de fake news, material de desinformação de forma preconceituosa.

Nome social – Pela primeira vez, candidatos e candidatas aos cargos de prefeito e vereador em todo o país poderão ter o nome social na urna eletrônica. A Resolução TSE nº 23.609/2019 – que normatiza a escolha e o registro de candidaturas a esses cargos para as Eleições Municipais de 2020 – determina que, no formulário do Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), conste, entre outros dados pessoais, o nome social que o candidato ou a candidata utiliza, se for esse o caso. Isso permite que as pessoas que não se identificam com o gênero designado no seu nascimento possam concorrer a cargos eletivos utilizando o nome pelo qual a sua comunidade os conhece.

 

Foto divulgação