CBF tem desafios para o início do Campeonato Brasileiro das séries A, B e C sem público

O Campeonato Brasileiro vai começar num cenário completamente diferente e alguma indefinição. As tabelas das séries A, B e C já foram divulgadas, com as primeiras partidas. Contudo, ainda há dúvidas quanto à liberação do evento devido às limitações impostas pela pandemia.

Esta semana, a CBF realizou reuniões por videoconferência com dezenas de representantes dos clubes e federações para multiplicar e reforçar as informações da Diretriz Técnica Operacional para Retorno das Competições.

A Série B abrirá o fim de semana de estreia do Campeonato Brasileiro. Na sexta-feira (7), 19h15, Cuiabá e Brasil de Pelotas jogam na Arena Pantanal. No sábado (8), é a vez do Brasileirão Assaí movimentar a elite do futebol nacional. A primeira partida, Fortaleza x Athletico Paranaense, 19h, será na Arena Castelão.

Já a Série C terá seu pontapé inicial às 15h do mesmo sábado, com São José x São Bento, pelo Grupo B, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul (RS). Paysandu e Santa Cruz duelam na abertura do Grupo A, 17h, no Estádio da Cuzuzu, em Belém (PA).

“Vivemos um momento atípico. A roda do futebol volta a girar, mas em um contexto inédito. Estamos tomando o máximo de precaução para prezar pela saúde e segurança de todos os envolvidos, dentro e fora do campo”, ressaltou o diretor de Competições da CBF, Manoel Flores.

A Diretriz Técnica foi incluída no Regulamento Específico (REC) de cada competição a ser iniciada ou reiniciada sob coordenação da CBF em 2020, permanecendo em vigor, em razão da pandemia da Covid-19, enquanto houver necessidade. As medidas estabelecidas levam em consideração que a retomada do futebol se dará sem público. Qualquer alteração nesse quadro será, devidamente, comunicada e este documento sofrerá os ajustes.

Todas as partidas serão realizadas com acesso restrito ao campo de jogo e vestiários, limitado aos funcionários essenciais à administração do estádio no dia da partida, atletas das equipes e respectivas comissões técnicas, além da arbitragem, delegados da partida e controle de dopagem.

 

Tabelas do Campeonato:

Série A

Série B

Série C