Estado anuncia novos critérios para o Plano São Paulo

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 27, novos critérios para o Plano São Paulo de retomada econômica e enfrentamento ao coronavírus.

A partir de agora, para uma região avançar da fase amarela à verde, o percentual de ocupação de leitos poderá variar entre 75% e 70%, além de permanecer por 28 dias consecutivos na etapa intermediária. As regras começam a valer a partir da próxima sexta-feira, 31.

Segundo o governo, a recalibragem visa garantir mais estabilidade no ajuste de fases, sobretudo na transição da amarela para a verde.

Como consequência, as regiões ficam menos sujeitas a alterações de fase no Plano São Paulo sem uma mudança relevante nesses indicadores.

Dentre os critérios anunciados, está a alteração do índice de ocupação de leitos de UTI, que atualmente precisa estar abaixo de 60%, para até 75%.

A medida permite que os municípios liberem leitos de UTI reservados a pacientes graves com coronavírus para outras especialidades médicas que tiveram o atendimento adiado ao longo da pandemia.

Para chegar à fase verde (a menos restritiva das cinco etapas), qualquer Departamento Regional de Saúde (DRS) ou subregião deverá passar 28 dias consecutivos na fase amarela.

Outra atualização é que os indicadores de variação das internações e variação dos óbitos exigirão números absolutos por 100 mil habitantes.

Os novos índices ainda serão aprovados pelos especialistas do Centro de Contingência de coronavírus nesta terça-feira, 28, mas devem ficar abaixo de entre 30 e 40 internações e de três e cinco mortes por 100 mil habitantes.

AUMENTO DE  ÓBITOS NO INTERIOR

O Estado de São Paulo registrou queda de 4% no número de óbitos por coronavírus na semana de 19 a 25 de julho em relação à semana anterior, de 12 a 18 de julho.

No mesmo período, a diminuição de mortes provocadas pela Covid-19 na capital foi de 27%. Novas internações tiveram queda de 4% na cidade de São Paulo e também de 4% no estado.

No interior, houve aumento de 16% de óbitos na comparação entre as duas semanas. Por outro lado, o interior do estado registrou, pela primeira vez, queda nas internações, de 2%.

O índice de letalidade no estado também é o menor já registrado no estado.