Estudo sobre educação municipal destaca 4 cidades da região

Amparo, Socorro, Jaguariúna e Pedreira receberam o “Selo Bom Percurso”

Amparo e Socorro são destaques na educação municipal no estudo “Educação que faz a Diferença”, divulgado pelo CTE-IRB (Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa) em parceria com o IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) e todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros com jurisdição na esfera municipal. Jaguariúna e Pedreira, incluídas da região do Circuito da Águas, também figuram na relação de 118 cidades no País cujas redes municipais de ensino são reconhecidas como destaque em razão dos bons resultados que apresentam.

Em todo o Estado de São Paulo, apenas 31 municípios fazem parte dessa lista e receberam o “Selo Bom Percurso”, que demonstra que tais redes ainda não estão em um patamar de excelência, mas apresentam trajetórias bastante positivas, com avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos.

O estudo leva em conta boas práticas na rede de ensino, como monitoramento contínuo da aprendizagem dos alunos e oferecimento de capacitação aos professores, utilização de sistemas de gestão e de acompanhamento dos estudantes, investimento na gestão escolar, oferta constante e diversificada de formação continuada de educadores e cultura de observação de aulas, com avaliações individuais e construtivas. O selo Bom Percurso foi atribuído a 104 redes municipais de ensino, divididas da seguinte forma entre os Estados: Acre (1), Alagoas (4), Bahia (2), Ceará (18), Espírito Santo (1), Goiás (3), Minas Gerais (11), Pernambuco (2), Piauí (1), Paraná (22), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (4), São Paulo (31) e Tocantins (1).

No Estado de São Paulo, Amparo, Andradina, Atibaia, Birigui, Catanduva, Cerquilho, Dracena, Eldorado, Franca, Itapeva, Itatiba, Jaguariúna, Jundiaí, Leme, Limeira, Louveira, Marília, Pedreira, Piedade, Pilar do Sul, Pindamonhangaba, Piraju, Presidente Venceslau, Rancharia, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz do Rio Pardo, Sertãozinho, Socorro, Taquarituba e Vargem Grande do Sul.

Em Minas Gerais, Andradas, Carmo do Paranaíba, Divinópolis, Itajubá, Itamarandiba, Lagoa Formosa, Machado, Nova Serrana, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso e Sarzedo.

Foto principal: Prefeitura de Socorro.