Boletim Covid: MG registra 71 óbitos e 1.649 casos; Ouro Fino tem 3º caso positivo

O número de mortes por Sars-CoV-2 subiu de 62 para 71 em Minas Gerais, segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) no boletim desta terça-feira, 28. Foi o maior aumento de óbitos em 24 horas. Outros 88 óbitos seguem em investigação. O estado chegou a 1.649 casos confirmados de Covid-19 (63 novos casos em um dia), 178 em cidades do Sul de Minas. São 79.313 casos suspeitos.

Em Belo Horizonte, há 569 casos confirmados de coronavírus, sendo 14 mortes. Um estudo da UFMG apontou que, se não tivessem sido adotadas medidas preventivas de isolamento da população, a capital mineira teria 500 mil infectados até maio.

A maioria dos pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus são homens (37 dos 71 pacientes) e idosos (57 deles têm mais de 60 anos e 14 têm menos). Além disso, 85% dos óbitos ocorreram em pacientes que já tinham fatores de risco, principalmente hipertensão, diabetes e cardiopatia.

Outros fatores de risco registrados foram pneumopatia, doença renal, transtornos mentais, doença neurológica, tabagismo, neoplasia, hipotireoidismo e doença genitourinária.

Sul de Minas – Com as novas confirmações, o Sul de Minas tem agora oficialmente 11 mortes e 178 casos positivos do novo coronavírus. Entraram no boletim desta terça-feira mais seis casos confirmados em Três Pontas, três em Varginha, três em São Lourenço, três em Cambuí e um em Extrema e outro em Ouro Fino.

A paciente de Ouro Fino já está curada. Trata-se de um caso cujo primeiro exame havia sido negativo e foi realizado outro, já que a paciente teve contato com pessoa infectada. Neste segundo exame o resultado foi positivo, porém com identificação de anticorpos, o que significa recuperação da paciente.

Com as novas confirmações, conforme o balanço oficial da SES-MG, Pouso Alegre continua com mais casos confirmados na região, com 24 registros, sendo duas mortes. Extrema aparece com 22 casos confirmados e uma morte. Varginha agora tem 15 casos confirmados e uma morte e Poços de Caldas tem 14 casos, com uma morte.