Escolas municipais de Águas de Lindoia iniciam programa de atividades em casa

A Rede Municipal de Ensino inicia, na segunda-feira, 20, o programa de atividades para os alunos estudarem em casa. A medida foi definida pela Resolução nº 2, da Secretaria Municipal de Educação de Águas de Lindoia, que contém um guia de orientações detalhadas para as escolas e professores, bem como um cronograma das atividades.

Seguindo as disposições do Decreto nº 3.308, de 16 de março de 2020, sobre medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Novo Coronavírus (Covid-19), as aulas estão suspensas na Rede Municipal de ensino desde 23 de março.

Na etapa 1 de postagens (20 a 27 de abril), cada escola municipal encaminhará, por meios virtuais ou presencialmente, atividades referentes a cada aula e em consonância com os dois objetivos principais dessa educação à distância: Repor os dias letivos; e Aproveitar a oportunidade para aprofundar o trabalho que já foi realizado, retomando questões que não ficaram bem claras, praticando exercícios que precisam de repetição, ampliando ideias e conceitos, etc.

Também estão previstas mais duas etapas de postagens de atividades para os alunos. A etapa 2 de postagens será de 11 a 15 de maio; já a etapa 3 será de 15 a 19 de junho.

A Resolução aponta que a Administração Pública Municipal reconhece a capacidade das equipes escolares para, conhecendo a realidade específica de cada escola, promover a comunicação com as famílias, orientando esse trabalho à distância. Também orienta que os professores evitem o uso do WhatsApp pessoal para responderem diretamente aos alunos, utilizando os canais oficiais para esse fim. Cada escola terá seus meios específicos para atender as dúvidas dos alunos e das famílias.