POLÍTICA DE DESAVENÇA, por Celso Antunes

POLÍTICA DE DESAVENÇA

Quando a eleição bate à porta, o político candidato entra em alerta.

O pavor se manifesta ao suspeitar que será barrado pelo povo.

O povo é a majestade, tem poder de escolher seu representante.

Abraham Lincoln (1809-1895), o melhor presidente dos Estados Unidos, sentenciou: “A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo”.

Esse princípio é predestinado, sacrossanto, inviolável, pois estabelece a garantia de harmonia, justiça social e desenvolvimento pacífico da nação.

O preço da gasolina, do gás, dos alimentos e a inflação; alto desemprego e baixos salários, questões essenciais para o povo, estão fora de controle, são determinantes que irão decidir o voto neste ano.

A escolha de outro caminho, como o de transformar o país em campo de batalha religioso ou de costume, provoca desarmonia e não é programa de governo.

A causa é falsa, pois a maioria absoluta dos brasileiros já é religiosa e cristã, não necessitando de política de governo.

Ataques ao poder judiciário, campanha de descrédito das urnas e processo eleitoral, ameaça de impedir a posse do sucessor, transparece um golpista, como tal, um inimigo da democracia.

Nada disso interessa ao povo.

O ensinamento de Abraham Lincoln serve de critério para definir político excelente e medíocre.

O medíocre esquece o povo, se deixa levar por aventuras pessoais que resulta em mal governo.

O Presidente sabe que não é o favorito.

A pesquisa revela que o presidente Bolsonaro perdeu 39% dos seus eleitores do segundo turno de 2018, beneficiando o adversário, Lula (PoderData, 16/05).

Na pesquisa Ipespe (13/05), Lula está com 44% no 1º turno, salta 10 pontos para 54% no segundo, Bolsonaro salta 3 pontos, de 32% para 35%.

A política de desavença não trouxe resultado para o povo e gerou animosidade na nação, está com dias contados com grande chance de sair do mapa no 1º Turno.

*Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP), escreve toda semana neste espaço.

Além de POLÍTICA DE DESAVENÇA leia outras crônicas de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/07/faca-amor-nao-faca-a-guerra/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/23/direto-ao-ponto-por-celso-antunes/