Projeto oferece 15 mil bolsas para capacitação de professores com IA
Professores e profissionais da educação de qualquer rede de ensino podem participar de um curso gratuito sobre uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). A capacitação visa a otimizar o planejamento pedagógico, automatizar tarefas administrativas e personalizar a experiência de aprendizagem dos alunos. Serão 15 mil bolsas, informou o Santander, responsável pela iniciativa em parceria com a plataforma de educação aberta DIO.
Para participar do Santander EducaIA, basta atuar na área e se inscrever clicando neste link. Os cadastros devem ser feitos até 9 de novembro. Os selecionados deverão acessar a plataforma da DIO com o mesmo e-mail utilizado na inscrição.
A carga horária é de 19 horas, com videoaulas, lives interativas, exercícios práticos e um desafio final, permitindo que os participantes apliquem os conhecimentos adquiridos . Os participantes aprenderão a usar ferramentas como Microsoft Copilot e ChatGPT.
O processo seletivo do programa será realizado até novembro, seguindo os seguintes prazos:
- Liberação da primeira lista de aprovados para aceite da bolsa de 13 a 19 de novembro;
- Liberação da segunda lista de aprovados para aceite de bolsas: 21 a 23 de novembro;
- Liberação da trilha de estudos: 1º de dezembro;
- Conclusão e certificação: até 31 de janeiro de 2026.
Acesso ao curso: https://app.santanderopenacademy.com/pt-BR/program/santander-educaia
Uso de IA na Educação
A Inteligência Artificial (IA) na educação é utilizada para personalizar o ensino, automatizar tarefas administrativas e criar experiências de aprendizagem mais envolventes e acessíveis. As ferramentas de IA adaptam o conteúdo ao desempenho individual do aluno, fornecem tutores virtuais e feedback imediato, além de apoiar os professores em atividades como correção e análise de dados para prevenir a evasão escolar.
Benefícios para os professores:
- Automação de tarefas: A IA pode automatizar a correção de provas e trabalhos, liberando tempo para que os professores se concentrem em outras atividades.
- Suporte pedagógico: Ferramentas de IA podem auxiliar os educadores a se manterem atualizados com as últimas pesquisas e a planejarem aulas mais dinâmicas.
- Análise de dados: A IA pode analisar o desempenho dos alunos e identificar aqueles em risco de evasão, permitindo a intervenção precoce.
- Suporte colaborativo: A IA pode ser usada para apoiar a formação e a moderação de grupos de trabalho.
Foto: Reprodução / Ilustração
Veja também: