Universidade de saúde, tarifa zero e casas populares: confira as propostas de Maurício Mariano
Na manhã desta sexta-feira, 20, o candidato a prefeito, Maurício Mariano (Republicanos), falou quais são os seus planos para Águas de Lindoia, caso seja eleito nas eleições de 6 de outubro. Entre eles estão a criação de uma universidade de saúde.
A entrevista ao vivo aconteceu no estúdio da rádio Cidade das Malhas FM, em Monte Sião, mas o conteúdo ficou gravado. Os eleitores podem conferir a gravação no Youtube do jornal Tribuna das Águas ou no Facebook da rádio Cidade das Malhas.
Embora esta seja a primeira vez que Maurício concorra à prefeitura, a política sempre esteve presente em sua vida, já que é filho de Martinho Mariano, que foi três vezes prefeito de Águas de Lindoia. A seguir confira algumas das propostas do candidato para a cidade.
Propostas
Entre os projetos, ele tem a pretensão de criar a Universidade de Saúde de Águas de Lindoia, que seria ligada à prefeitura, portanto, uma autarquia. Os recursos para sua criação viriam do município e também de parcerias.
De acordo com o candidato, a iniciativa, além de oferecer ensino superior para os moradores da cidade e da região, auxiliaria a rede pública, uma vez que os estudantes poderiam usar os equipamentos de saúde já existentes, inclusive, a do hospital.
No setor de turismo, que é a base da economia der Águas de Lindoia, o candidato apoia a realização de eventos de grande porte, como o dos Autos Antigos.
Ele cita que se for eleito irá criar eventos voltados à água e ao termalismo e ao chocolate, aproveitando que a Cacau Show abriu o hotel Bendito Cacau. “A prefeitura já deu o primeiro passo (para o evento de chocolate), nós vamos ampliá-lo”, afirmou.
Além disso, o candidato do Republicanos quer retomar o evento do cavalo lusitano, que aconteceu por alguns anos na estância. “Nosso lema é manter o que esta certo, e melhorar o que for preciso em tudo, no turismo em todas as áreas”.
Durante a entrevista ao vivo, muitos eleitores questionaram como será a manutenção dos bairros, como o Jardim Europa e Jaboticabal, que carecem de atenção.
Ele pretende criar na prefeitura um setor de zeladoria para cuidar dos bairros “como se fosse um condomínio”, para atender todos as localidades, com limpeza publica e manutenção.
Para implantar as melhorias destacadas em seu plano de governo, o candidato afirma que, se eleito, seu mandato terá uma secretaria adjunta para cuidar de projetos a fim de captar recursos com os governos estadual e federal.
Segundo assinalou, os recursos financeiros existem, e a prefeitura precisa estar qualificada para elaborar e apresentar bons projetos e, assim, garantir as verbas para concretizar as metas.
Maurício defende que o crescimento econômico da cidade tem que estar baseada na sustentabilidade, com respeito ao meio ambiente.
Nos planos do candidato, esta ainda a construção de 300 casas populares, a expansão da iluminação de led para todo o município, tarifa zero no transporte público, entre outros, que foram detalhados ao longo da entrevista.
Transposição do Rio do Peixe
Ao responder a um eleitor sobre a transposição do Rio do Peixe, cuja obra esta em andamento, o candidato diz ser contra o projeto.
De acordo com ele, ambientalistas alertam que a água do rio é impura e de difícil tratamento. Ao ser transportada até o Lago do Cavalinho Branco, que é o principal reservatório de Águas de Lindóia, corre-se o risco de contaminá-lo.
“Tem que ter laudo que comprove que esta água pode ser consumida. Quando meu pai foi prefeito, ele pediu laudo (do Rio do Peixe), que constatou que era imprópria para trazer para Águas de Lindoia”.
Para resolver o problema de abastecimento que afeta a cidade no período de estiagem, a intenção do candidato é criar um nova represa no Bairro do Jaboticabal.
Candidatura
A oficializando da candidatura do empresário Maurício Mariano para prefeito e da coligação com o Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Socialista Brasileiro (PSB) aconteceu no dia 1º de agosto. O vice na chapa é Celso Antunes, intelectual, ex sindicalista, com formação em Agronomia, filiado ao PT.
Veja na íntegra: