Médico é filmado em estado de aparente embriaguez no PA de Monte Sião

Um médico plantonista foi filmado neste domingo, dia 5, em estado de aparente embriaguez por um usuário dos serviços médicos do Pronto Atendimento Municipal de Monte Sião, localizado no centro da cidade. Nas imagens, o médico chega a unidade de Saúde e caminha com dificuldade, visivelmente alterado, sendo ajudado por uma pessoa que trabalha no PA.

Em outro vídeo divulgado em grupos de whatsApp o médico discutiu com pacientes, e justifica a sua “alegria Exagerada” como uma característica de sua personalidade. Em outro vídeo, o iternauta mostra o andar do médico, que sem equilíbrio caminha para a sala de atendimento no PA municipal.

Segundo internautas, o médico é platonista no PA, mas atende com frequência no Posto de Saúde do Bairro São Simão. A especialidade dele é Neurologia, mas trabalha em Monte Sião como Clínico Geral.

Prefeito se manisfesta sobre denúncia feita por internautas

O Prefeito José Pocai Júnior usou as redes sociais, como faz costumeiramente, para informar aos usuários do Pronto Atendimento que providências serão tomadas após a denúncia. O prefeito afirmou que um outro médico seria alocado para substituir o que estava sem condições de trabalhar.

No vídeo o prefeito e membros da Diretoria de Saúde destacam que o fato do médico estar de máscara teria dificultado de verificar se estava ou não embriagado.

Em nota, assinada pelo diretor municipal de Saúde,Rafael Batista de Souza e  a coordenadora do Pronte Atendimento Municipal, Luciana Maria de Almneida, divulgada no período da tarde deste domingo, por volta das 15h,  foi informado que “às 7h20 da manhã, um dos médicos plantonistas assumiu seu plantão e foi diretamente para o consultório. Quando atendia o segundo paciente, este saiu do consultório referindo que o médico estava embriagado. No mesmo momento, a enfermeira constatou que o médico estava apresentando um comportamento alterado e suspendeu o atendimento, e direcionou os pacientes, inclusive o paciente que havia sido atendido por ele, para outro médico que estava disponível. A coordenação do Pronto Atendimento foi comunicada e comunicou imediatamente o fato à
empresa médica para que o substituísse” (sic.)

Segundo o documento, a empresa sa terceirizada GRUPO CLIN-MED Serviços Hospitalares, vencedora da licitação
realizada pela Prefeitura Municipal,esclareceu que, após tomar ciência dos fatos, realizou imediatamente a troca do plantão médico. “A empresa GRUPO CLIN-MED destaca que o Pronto Atendimento Municipal de Monte Sião
não ficou em momento algum sem médico, pois nos plantões diurnos são sempre dois profissionais escalados”.

A Diretoria de Saúde de Monte Sião também informou que  registrou um Boletim Policial, com relação ao caso

Veja vídeo do Prefeito de Monte Sião:

O que diz a Lei

Segundo a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) em seu Art. 482 prevê “Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: f) embriaguez habitual ou em serviço, § 1º Constitui igualmente justa causa para a dispensa de empregado, a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional”.

O Conselho Federal de Medicina, em seu Capítulo I, sobre Princípios Fundamentais, estavelece: “IV – Ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão”.

Foto: Prefeito de Monte Sião e equipe da Diretoria da Saúde explicam denúncias de usuários do PA Municipal (reprodução)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/05/04/festa-de-maio-de-itapira-comeca-neste-sabado-4/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/05/03/serra-negra-sedia-3a-feira-dos-fornecedores-de-aguas-sucos-e-refrigerantes-foragua/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/05/03/polo-astronomico-de-amparo-registra-imagem-da-supernova-sn/