5 resoluções de Ano Novo de quem já viveu 100 anos

Ao completar um século de vida, Iris K. Bigarella conquistou o coração dos leitores com sua obra “Chegando feliz aos cem anos – História de uma apaixonante jornada”, que celebra não apenas suas realizações, mas também compartilha valiosas reflexões sobre o envelhecimento e o significado da vida. Nascida em Curitiba (PR), Iris mergulha em uma narrativa fascinante que vai muito além da mera longevidade.

A vida da centenária escritora foi marcada pela inquietude intelectual, pela quebra de estereótipos em uma época em que poucas mulheres cursavam a faculdade, pelo casamento e maternidade, sem nunca abandonar sua paixão pelo conhecimento. Sua jornada incluiu viagens de estudo, prática de ioga e biodança e cuidado constante com a saúde mental. “Uma vida repleta de desafios, conquistas, perdas e descobertas”, declara.

Ao decidir compartilhar suas experiências no livro “Chegando feliz aos cem anos”, Iris não se propõe a oferecer conselhos simplistas encontrados na internet. Seu objetivo é transmitir algo mais profundo, que ela descreve como “sutilmente presente em todos nós, mas bem escondidinha nas dobras da vida (tão diferentes para cada um), lá está o que os japoneses condensam em uma palavra só: Ikigai – o sentido da vida”.

Em determinada passagem da obra, a autora desafia os leitores com perguntas existenciais: “Qual é o sentido da vida? O que esperamos bem no fundo deste fluir de acontecimentos e esforços, das ‘coisas boas ou más’ que nos acontecem?”.

O livro não apenas é um convite a refletir sobre o envelhecimento, mas sobre como desejamos ser vistos e tratados pela sociedade. Agora, com a chegada de um novo ano, Iris K. Bigarella compartilha as resoluções de quem já viveu um século.

Resoluções para o Ano Novo e para a vida

1. Abraçar a vida com curiosidade – “A curiosidade é a chama que mantém o coração pulsante. Abraçar a vida com curiosidade é abrir-se para um mundo de descobertas infinitas, onde cada dia é uma página em branco esperando para ser preenchida”, diz.

2. Nunca desistir – “A resistência está na perseverança. Nunca desistir é um compromisso consigo mesmo, uma promessa de enfrentar os desafios com coragem, transformando obstáculos em degraus para alcançar o topo da montanha da vida”, relata a escritora.

3. Manter a mente ativa – “A mente é como um jardim que floresce com o cuidado constante. Manter a mente ativa é cultivar pensamentos e ideias, permitindo que o conhecimento e a sabedoria continuem a florescer, independentemente da idade”, aconselha.

4. Cuidar do corpo – “Cuidar do corpo, com uma alimentação balanceada, hidratação correta e exercícios regulares, é um ato de amor próprio”, afirma a centenária.

5. Buscar o verdadeiro significado que permeia nossa jornada – Na busca do verdadeiro significado, encontramos o fio que tece a trama da vida. Buscar o sentido que permeia nossa jornada é como seguir uma estrela guia, iluminando os caminhos mais profundos de nossa existência”, completa Iris K. Bigarella.

O livro “Chegando feliz aos cem anos – História de uma apaixonante jornada”, da autora Iris K. Bigarella, está à venda nas Livrarias Curitiba (https://www.livrariascuritiba.com.br/chegando-feliz-aos-cem-anos-lv489725/p) e na Amazon (https://www.amazon.com.br/Chegando-feliz-aos-cem-anos-ebook/dp/B0996XWZB8).

Foto: A curitibana Iris K. Bigarella lança um olhar instigante para o envelhecimento e provoca reflexões sobre o sentido da vida ao contar suas resoluções para 2024 (divulgação)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/12/28/rodovias-do-sul-de-minas-terao-reforco-operacional-para-o-reveillon/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/12/30/sorteio-da-mega-da-virada-e-neste-domingo-31/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/12/24/aguas-de-lindoia-tera-queima-de-fogos-sem-estampido-na-virada-de-ano/