Orquestra Conservatório Carlos Gomes se apresenta em Itapira nesta quarta (25)

Nesta quarta-feira, dia 25, o projeto “Clássicos em Cena” em Itapira tem a honra de receber a prestigiada Orquestra Conservatório Carlos Gomes, de Campinas. Com o patrocínio do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento é gratuito e acontece, às 19h, no Anfiteatro da Penha. O espaço fica na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete e a entrada é franca.

A história da Orquestra Conservatório Carlos Gomes começa há mais de 60 anos, quando o maestro e professor Luiz Di Túllio formou e desenvolveu uma orquestra no Conservatório Carlos Gomes, a mais tradicional escola de artes de Campinas, criada em 1927. A Orquestra mais tarde se tornaria a Orquestra Universitária, embrião para a formação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Nas décadas de 80 e 90, a Orquestra Conservatório Carlos Gomes foi reativada e ficou sob regência de Edmundo Hora, seguido por José Eduardo Gramani, dentre outros destacados nomes da música erudita. Em 2020, a Orquestra voltou à ativa, desta vez sob a liderança do violinista Silas Simões, unindo músicos profissionais, estudantes, docentes e apoiadores do Conservatório, que tem se destacado ao valorizar o repertório de música brasileira, aproximando-se do público por meio de apresentações em praças e igrejas da região de Campinas.

A ideia de difundir música clássica e instrumental de forma gratuita e acessível ao público em geral foi também o ponto de partida para a criação do projeto Clássicos em Cena, pelo maestro Parcival Módolo em parceria com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura.

Para enriquecer a experiência do público, o Maestro acompanha os eventos como comentarista e apresentador, intercalando breves curiosidades entre os números musicais, sobre os compositores, contexto e história da música, de forma bastante envolvente e descontraída.

Professor e regente com carreira internacional, Parcival Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.

Sobre o Grupo Penha

Um dos maiores produtores de embalagens de papelão ondulado do país, o Grupo Penha está presente em quatro estados brasileiros — São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia — e conta com 2 mil profissionais, distribuídos por cinco plantas operacionais e três unidades de apoio, especializadas em produzir soluções de embalagens, agregando os melhores serviços existentes no mercado.

Sobre a Direção Cultura

Sediada em Campinas, desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, os projetos do grupo – que inclui também a empresa Kalithéa, em São Paulo – alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

 

Serviço:

Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:

Clássicos em Cena em Itapira

Convidado: Orquestra Conservatório Carlos Gomes

Entrada Franca

Data: 25 de outubro de 2023 (4ªf)

Horário: 19h

Local: Anfiteatro da Penha – Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira/SP

Mais informações: www.classicosemcena.com.br

Foto: Maestro Parcival Módolo (Divulgação / Reprodução)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/21/ladies-cup-sub-20-tem-jogos-do-futebol-feminino-no-circuito-das-aguas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/17/outubro-rosa-exames-palestra-caminhada-marcam-acoes-em-aguas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/17/hemocentro-da-unicamp-faz-coleta-de-sangue-na-quarta-feira-25/