Detran-SP entrega máquinas de demarcação viária para Águas de Lindóia 

O Programa Respeito à Vida entregou máquina de demarcação viária para a cidade de Águas de Lindóia. Outras 102 cidades já realizaram a retirada desde o mês de maio. A máquina será utilizada para pintura de sinalização horizontal, como faixas, meio-fio, faixa de pedestres, entre outras.

Ao todo, serão 195 equipamentos de pintura entregues para 179 municípios do Estado de São Paulo.

A prioridade da entrega está relacionada à urgência das demandas, assim como à vigência dos convênios entre o Respeito à Vida e cada município.

Os colaboradores da Prefeitura de Águas de Lindoia receberão capacitação online e gratuita para a utilização das máquinas. E, Segundo o Detra-SP, caso os municípios tenham dúvidas posteriores sobre a manutenção ou a utilização dos equipamentos doados, haverá assistência técnica por telefone.

No município de Águas de Lindóia, além da entrega da máquina de demarcação viária, por meio do Programa Respeito à Vida, serão realizadas as obras para instalações de 16 sinalizações horizontais.

Nesse convênio, serão investidos mais de R$ 190 mil. Ao firmarem convênio com o Respeito à Vida, as cidades podem inserir no sistema São Paulo Sem Papel as demandas a serem atendidas com a verba disponibilizada pelo programa. Entre as opções de intervenções no catálogo, 179 municípios solicitaram a máquina para pintura da sinalização horizontal nas vias.

Segundo o Detran-SP, trata-se de um dos maiores programas de redução aos acidentes de trânsito do Brasil, o Respeito à Vida já investiu, só em 2023, cerca de R$ 280 milhões, oriundos das multas de trânsito, em iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e à sinalização em municípios paulistas.

Sobre o Respeito à Vida

O Respeito à Vida é mantido com verbas provenientes da arrecadação com multas de trânsito aplicadas pelo Detran-SP. O principal objetivo é utilizar esses recursos como combustível para a realização de intervenções de segurança viária, da mesma forma que impostos devem ser revertidos em benefícios para a população em obras e serviços.

O programa do Governo do Estado de São Paulo atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pelo Detran-SP, o Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que reúne informações sobre acidentes de diversas fontes, como as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/08/04/festa-de-agosto-e-do-morango-tera-show-de-joao-bosco-vinicius/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/08/01/mg-esta-com-inscricoes-abertas-para-19-mil-vagas-na-educacao/