Aguas de Lindoia faz Festa Junina na Praça Adhemar de Barros

A Secretaria de Turismo de Águas de Lindoia realiza a programação da Festa Junina do município entre esta sexta-feira, dia 16 e o domingo, dia 25 de junho, com entrada franca e muitas atrações.

A Festa Junina deve movimentar escolas municipais com danças típicas e quadrilhas e terá parte da receita das barracas revertida para o Hospital São Camilo e para o Asilo São Camilo de Lélis. Uma missa está sendo programada para o primeiro sábado do evento, dia 17,  às 18h, na Praça Adhemar de Barros.

Na praça de alimentação os atrativos são as comidas típicas de uma Festa Junina, como quentão, vinho quente, pipoca, paçoca, da maçã do amor, da canjica, bolo de milho etc. A Secretaria de Turismo quer incrementar o cardápio com pizza, hot-dogs, espetinhos e doces.

As brincadeiras também serão destaque na Festa Junina de Águas de Lindoia: para os apaixonados haverá o Correio Elegante. Quem desejar se aventurar e pular a fogueira poderá tentar a sorte, assim como se esforçar para subir no pau de sebo. E para aqueles que querem pregar uma peça nos amigos, a cadeia do evento estará funcionando.

“Teremos duas semanas animadas em Águas de Lindoia, com muita música e diversão tanto para a população como também para os turistas que nos visitam. A festa junina vai ser um grande ‘esquenta’ para o Festival de Inverno que estamos planejando para julho”, concluiu o secretário de Turismo, Cristiano Bueno.

Origem da festa junina 

Segundo pesquisas na área da Cultura, a origem da festa junina está diretamente relacionada às festas pagãs realizadas na Europa durante a passagem entre primavera e verão, momento mais conhecido como solstício de verão.

As festas naquela ocasião tinham como objetivo principal afastar espíritos ruins que pudessem atingir as colheitas que iriam ocorrer durante o mês.

Com o cristianismo consolidado no continente europeu, as comemorações da época começaram a possuir um cunho cristão, passando a ser incorporado no calendário festivo do catolicismo. A partir desse momento, começaram a destacar importantes figuras como Santo Antônio, São Pedro e São João.

No Brasil, a celebração foi introduzida pelos colonizadores portugueses, tendo uma grande aceitação entre os povos que habitavam o país, passando a se assemelhar, cada vez mais, às suas culturas.

Apesar de ser realizada em todo o Brasil, sua tradição é ainda mais forte no Nordeste, com eventos que perduram por todo o mês e movimentam a economia da região, com destaque para Campina Grande, cidade sede do maior evento de São João do mundo, com um público estimado de 2,5 milhões de pessoas.

SERVIÇO

Festa Junina de Águas de Lindoia
De 16 a 25 de junho – Praça Adhemar de Barros
Entrada Gratuita
Praça de alimentação, segurança, brincadeiras e comidas típicas, som e iluminação

Foto: No ano passado a Festa Junina de Águas de Lindoia reuniu grande público (arquivo TDA)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/12/prorrogadas-as-inscricoes-para-o-concurso-de-professores-de-sp/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/11/duda-mazolini-avanca-no-the-voice-kids-brasil-e-esta-na-super-batalha/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/09/festival-de-inverno-serra-negra-in-concert-ja-comecou/