Sesc Saúde Mulher realiza exames de mama e colo do útero em Borda da Mata

Unidade Móvel disponibilizará mais de 870 exames gratuitos para mulheres pré-selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí

De sábado, 17 de março a 12 de abril, Borda da Mata recebe o Sesc Saúde Mulher, projeto itinerante que oferece às mulheres atendidas exames gratuitos de mamografia, ultrassonografia e Papanicolau, além de orientações preventivas com o objetivo de realizar o diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo do útero.

A Unidade Móvel do Sesc em Minas conta com uma estrutura completa e equipamentos de alta performance, banheiro para as pacientes em atendimento e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Todos os exames são gratuitos e realizados por profissionais capacitados em atendimento humanizado às mulheres.

Serão atendidas as pacientes pré-selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí e a previsão é realizar, aproximadamente, 876 exames na Unidade Móvel, sendo 320 ultrassonografias pélvica, mamária e endovaginal (conforme demanda), 256 mamografias e 300 exames de citologia oncótica, mais conhecido como Papanicolau.

A carreta ficará estacionada no Complexo Hospitalar Monsenhor Pedro Cintra e os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; e aos sábados (18/3 e 1/4), das 7h às 12h.

Com as unidades móveis, o Sesc em Minas busca auxiliar no melhor prognóstico das pacientes, incentivando um tratamento ágil e adequado na rede de saúde pública local, com foco em proporcionar maior sobrevida à população.

A promoção da atividade Sesc Saúde Mulher em Borda da Mata é uma realização do Sesc em Minas em parceria com o Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí e a Prefeitura Municipal.

Público, atendimentos e laudos de exames

Podem realizar o exame de Papanicolau, mulheres a partir de 18 anos que já tenham iniciado a vida sexual. Já a mamografia é direcionada preferencialmente para mulheres de 50 a 69 anos, sem pedido médico, ou fora desta faixa etária com prescrição médica. Em relação ao exame de ultrassonografia do aparelho reprodutivo feminino (pélvico, endovaginal e mamário), ele é realizado somente com pedido médico.

Câncer de mama

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres. A mamografia é capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja percebida qualquer alteração nas mamas.

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos), por isso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

Câncer de colo de útero

O exame preventivo do câncer de colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, terceira maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Doença de desenvolvimento lento, pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

 

SERVIÇO

Quando: 17/3/2023 a 12/4/2023

Onde: Complexo Hospitalar Monsenhor Pedro Cintra – Av. Lauro Megale – Borda da Mata, MG

Para quem: atendimentos gratuitos para pacientes pré-selecionadas. Informações e cadastro, procure a Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Divulgação Sesc Saúde Mulher

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/03/15/edson-e-hudson-fazem-show-gratuito-dia-21-em-lindoia/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/03/15/professores-de-monte-siao-convocam-paralisacao-para-esta-sexta-17/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/03/14/alesp-legislatura-comeca-nesta-quarta-com-55-parlamentares-reeleitos/