A Sesta após o Almoço – um Verdadeiro Remédio Natural

Quais são as vantagens para aquele que a pratica? Cientistas e médicos chegaram a conclusões bem claras: A sesta após o almoço é uma maravilhosa fonte de energia que resulta em rápida regeneração de corpo, alma e espírito.

É importante porém que esse sono não leve mais de 20 minutos, pois de outra maneira a pessoa sentir-se-á moída, não tendo mais capacidade de conseguir um bom rendimento de trabalho na parte da tarde. O valor desse sono consiste claramente no fato de ser curto.

Uma breve soneca ajuda a manter bem-estar melhor e capacidade intelectual mais eficiente. Entre as 13 e 15 horas, é normal que a concentração e o rendimento diminuem. Nesse período podem surgir também problemas cardíacos e circulatórios, aumentando também o perigo de acidentes de trânsito.

Isso foi comprovado pelo teste feito com estudantes nos Estados Unidos, bem como no Instituto de Medicina do Sono de uma clínica de neurologia na Áustria.

Quem faz uma soneca depois do almoço, sentirá na parte da tarde um aumento do rendimento em até 27 %.

O que se passa no organismo durante a sesta? O corpo tem a oportunidade de afastar-se temporariamente do estresse do dia da mesma forma como acontece por mais tempo durante a noite. O coração bate mais lentamente, a frequência cardiaca cai, a temperatura do corpo e a pressão sanguínea abaixam. Hormônios são espalhados que fortalecerão o corpo contra o estresse, quando a pessoa estiver acordada. Além disso, o abastecimento do corpo com oxigênio é sensivelmente melhorado.

De que maneira deve ser feita a soneca? É suficiente, por exemplo, encostarse em uma cadeira confortável do escritório e providenciar que durante 20 minutos ninguem venha atrapalhar.

Pessoas idosas que não mais possuem tanta energia para ficar ativas durante o dia todo, deveriam ter o costume de fazer a sesta todos os dias. Para pessoas que após os 60 ainda exercem uma função regular, a sesta se torna um verdadeiro elixir da vida. Pesquisadores americanos afirmam que o descanso depois do almoço pode resultar até em uma vida mais longa.

Alunos que chegam cansados da escola, sem dúvida terão mais e melhor exito na execução das tarefas escolares, quando não estão cansados. Então uma curta soneca seria a melhor solução.

Muitas empresas no exterior, reconhecendo os benefícios da sesta, já tomaram as necessárias providências.

Nos Estados Unidos existem muitas firmas que criaram salas de descanso para o “Power Napping” (= soneca para colher novas energias).

Na China, a sesta é praticada em casa e também em grandes empresas. No Japão, a sesta é obrigatória nas grandes empresas de produtos eletrônicos que requerem muita concentração no serviço. Em 2002, na Dinamarca foi realizada pela prefeitura de uma cidade perto de Kopenhagen uma pesquisa interessante. Os funcionários que fizeram a sesta, foram mais produtivos na parte da tarde. Desde então foi permitida no contrato de trabalho uma soneca de 20 minutos. Além disso, foi comprovado que os funcionários adoecem menos, quando fazem uma sesta depois do almoço.

Não seria ideal que todos entrassem no sistema acima descrito? Certamente, teriamos mais paz e disposição.

(As informações acima são baseadas nas pesquisas do Prof. Hademar Bankhofer, Áustria)


MUDANÇA DO CLIMA

A mudança contínua do clima ataca os nervos. Ficamos irritados e cansados. Nervosismo pode ser o indício de doenças graves. Pessoas que sofrem de pressão alta, de distúrbios do ritmo cardíaco ou de hiper-função da tireóide tendem a ficar facilmente nervosas.

Nervosismo é uma doença que precisa ser combatida. Existem muitos motivos que podem levar ao nervosismo que no primeiro momento podem parecer insignificantes: problemas no emprego, na família, medo diante de situações difíceis, sobrecarga profissional ou horas de lazer mal organizadas: TV e computador que ocupam tempo demais, também barulho, distúrbios do biorritmo devido a serviço noturno ou a sono insuficiente, alimentação errônea, alcool demais, efeitos colaterais de medicamentos.

O resultado é que o cérebro acusa sintomas de carência, isto é falta de substâncias vitais. Entretanto, podemos prevenir e ingerir substâncias para o fortalecimento dos nervos. Essas são:

VITAMINA B 1 que se encontra no arroz integral e no feijão.

VITAMINA B2 é contida no leite e derivados, truta e sardínia.

VITAMINA B5 encontramos em cogumelos (champinhom).

VITAMINA B6 se encontra em nozes, flocos de levedura, batatas e bananas.

VITAMINA B12 se acha em xucrute, ricota e peixe cavala.

NIACINA é fornecida pelo pão integral.

ÁCIDO PANTOTENICO é encontrado em lacticíneos e lentilha.

ÁCIDO FÓLICO é fornecido por verduras e tubérculos.

Outra substância muito importante é o MAGNÉSIO que é contido no arroz integral, em nozes e frutas secas ( tâmaras, figos e uva passa).

As citadas substâncias são contidas em quase todos os produtos cereais integrais e sobretudo em germes de trigo.

Existem também alimentos que enfraquecem os nossos nervos, devendo portanto ser evitados ou diminuidos. Não se deveria comer nada que leva ácido demais para o nosso corpo. Isso significa não comer carne em grande quantidade e nem abusar de doces.

Não devemos esquecer a LECITINA que se encontra em quase todas as células do nosso corpo, mas que não pode ser produzida pelo próprio corpo. Para abastecer-nos devemos incluir na nossa alimentação leite e produtos derivados, germes de milho, semente de girassol, semente de linhaça, ervilha e sobretudo na soja, desde que essa seja proveniente de cultura orgânica.

A falta de lecitina pode causar distúrbios sérios no cérebro e enfraquecer o trabalho intelectual. Finalizando, devemos frisar porém que a alimentação nem sempre é suficiente para fortalecer os nervos. Devemos procurar evitar o estresse, fazer pequenos intervalos durante o dia, aproveitar os fins de semana para descansar, tirar férias, quando necessário, e dormir o suficiente.

“Quase todo homem revela durante a vida grande preocupação em economizar e aumentar os seus bens materiais, mas não tem o menor cuidado em preservar uma maior fortuna que é a SAÚDE”.

A.C. PACHECO E SILVA


 

 

Foto de cottonbro no Pexels

 

Publicado em 08 de agosto de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística. (Em memória)

 

Veja também

CONSELHO DE UM GÊNIO

RIR É SAUDÁVEL, é o ouro da alma