Pocai afirma que 20% dos morros de Monte Sião serão calçados em 2022

Tratoraço reuniu representantes dos bairros rurais na Câmara. Manifestantes protocolaram documento com reivindicações na Prefeitura

Na quinta-feira, dia 10, sob convocação da Câmara Municipal de Monte Sião, o Prefeito José Pocai Júnior (PSL) esteve na sede do Legislativo e informou o cronograma de obras previsto para zona rural. Segundo ele 20% dos morros do município serão calçados ainda em 2022.

Na sessão pública, além do Prefeito Pocai, o Diretor do Departamento de Obras Urbanas e Rurais, Marcelino Vicentin, o Diretor do Departamento de Serviços Urbanos, Mauro Aparecido de Souza Bueno e o Coordenador de Serviços das Estradas Rurais, Vilson Pires do Couto, participaram do encontro com vereadores e a população para prestarem esclarecimentos sobre as estradas rurais.

A convocação foi uma iniciativa da vereadora Angélica Artuso (PSD) e contou com a assinatura de mais cinco vereadores. O requerimento 9/2022, aprovado pela Câmara na sessão de 31 de janeiro de 2022, se deu em virtude das reclamações dos moradores dessas áreas que alegam que as chuvas do início do ano agravaram o abandono dessas estradas que dão acesso às propriedades rurais em Monte Sião.

Participaram da reunião de Prestação de Contas convocada pelo Legislativo, todos os vereadores e cerca de 100 representantes dos bairros rurais de Monte Sião.

Segundo esses moradores, durante a temporada de chuvas de verão há grande sofrimento com a má condição das estradas, e a principal queixa é a de que a manutenção preventiva destas vias não foram feitas com a frequência e dedicação necessárias para que na temporada de chuvas as estradas tivessem transitáveis.

Tratoraço pelas ruas de Monte Sião

O Tratoraço, realizado na quinta-feira, dia 10, antes da Sessão Pública de audição do Prefeito José Pocai Júnior e diretores municipais, foi um ato com máquinas agrícolas, tratores e caminhonetes organizado pelos moradores da zona rural de Monte Sião. A manifestação saiu da Praça do Magioli e passou por diversas ruas.

Os manifestantes criaram faixas de protesto e  Tratoraço teve paradas na Prefeitura de Monte Sião e na Câmara. As máquinas ganharam as ruas, como manifestação de protesto do drama diário dessas pessoas que ficam ilhadas em suas casas quando chove.

Nas estradas rurais, neste período de chuvas, até veículos de tração, como tratores e caminhões, tem dificuldade de vencer os morros lamacentos e trechos de barro. Na Câmara, os manifestantes do Tratoraço participaram do encontro com lideranças municipais. A reunião durou um pouco mais de 2h30, com início às 17 horas.

Sessão Pública reúne vereadores, prefeito e população

A abertura da sessão foi feita pelo presidente da casa, Antônio Oswaldo Inácio (PSD), o Sanhaço, que alertou o caráter pacífico da reunião. Na sequência, ele passou a palavra para a Vereadora Angélica Arteso (PSD), autora do requerimento de convocação do Prefeito e seus diretores municipais para prestarem esclarecimentos sobre as Estradas Rurais. A vereadora presidiu a sessão pública.

“Hoje é uma reunião pública, a qual, vocês, o povo é quem vai ter realmente o direito da palavra neste lugar, para que encontramos soluções. Hoje se encontra aqui, o povo, o Legislativo e o Executivo. Então certamente, olhando para o futuro, teremos que sair daqui com bons planejamentos”, pontuou Angélica Artuso.

A vereadora destacou que os motivos da reunião são assumir compromissos e elaborar um cronograma de obras nas estradas rurais de Monte Sião. Na tela do plenário foram apresentadas imagens das estradas rurais que figuraram nas postagens das redes sociais, denunciando o abandono e a má conservação das vias.

Prefeito reconhece erros, mas marca outra reunião para apresentar soluções

O Prefeito José Pocai Júnior, teve um tempo de 15 minutos para falar na abertura dos trabalhos da sessão pública. Ele destacou que apesar de ser uma convocação, não tinha a obrigação de participar do encontro, mas fez questão de estar presente.

“não vou dar desculpas pelo que não fizemos nestes cinco anos de mandato, pois desculpas não adiantam, a gente tem que pensar daqui pra frente”, informou.

Pocai informou algumas verbas de deputados destinadas ao município para a compra de máquinas. Ele também destacou que teve que comprar cascalho para os serviços e está com menos funcionários que 2017. Segundo o Prefeito, em cinco anos foram investidos R$ 5 milhões na Zona Rural.

“Vamos comprar 1500 m³ de Brita 2 e 5 mil m³ de Cascalho”, anunciou o prefeito, destacando que já fizeram testes em alguns morros com Brita 2 e deu certo. Ele também informou que vai alugar máquinas para realizar as obras de conservação das estradas rurais. Tudo isso através de um decreto emergencial.

Pocai disse que deseja realizar 20%  do calçamento dos morros ainda em 2022. “Eu não gosto de promessa, porque promessa é dívida… Peço desculpas para vocês, porque nós não conseguimos fazer tudo. Eu sei da necessidade, mas a gente não conseguiu fazer o que a gente queria”.

Ao final da reunião, Pocai informou que gostaria de marcar um encontro na terça-feira, dia 15, na Prefeitura, para conversar novamente com os moradores da zona rural de Monte Sião.

pocai

 

Com a palavra os manifestantes…

Muitas pessoas discursaram no plenário da Câmara Municipal, além dos vereadores e do pessoal do Executivo. Veja os que disseram alguns líderes comunitários:

Geneci Ribeiro, do Turismo Rural, moradora do Bairro dos Ferreira, que trabalha com agricultura familiar, disse que esta situação das estradas rurais já era esperada.

Num relato bastante real, lamentou que apesar de inúmeras ações e pedidos de atenção as estradas rurais, na da foi feito. “Parou tudo”, destacou, lamentando a produção que se perdeu, os alunos que moram na zona rural que não voltaram às aulas.

Ela destacou que a culpa não é da chuva e sim da falta de planejamento para a área rural e informou de uma propriedade que está doando cascalho gratuitamente. Para Geneci, começar a atender as estradas rurais pelos morros é um erro, pois o mais importantes são as áreas de acesso que precisa de cascalho e não de terra vermelha.

Adriano Zucato, Presidente da Associação de Moradores da Batinga disse que a luta pela melhoria das estradas rurais foi um acontecimento que movimentou a vida dele, em função de críticas e apoios. Algumas pessoas chegaram a falar que deveriam eles mesmos, os reclamantes, consertarem as estradas. “Gente, nós somos caipiras, mas tontos nós não somos não”, desabafou.

Para Adriano, a Prefeitura tem recursos e precisa fazer a parte dela, contando com o apoio dos moradores da zona rural em situações pontuais.

Valter Gomes, Presidente do Sindicato Rural, falou que não tem muito o que falar das estradas, mas sobre a Agricultura municipal, espera que se faça mais pela área e não somente paisagismo

Paulinho da Lagoa Dourada, Presidente da associação de moradores da Lagoa Dourada, encerrou as discursos dos manifestantes, denunciando que o Conselho Municipal Rural está inativo há 2 anos e precisa ser refeito, para que entre novamente em atividade.

Para Paulinho, a atual gestão não tem pessoal com conhecimento para gerir as estradas rurais. “Hoje, a pior gestão da zona rual é a do Zé Pocai, porque não tem conhecimento, não tem pessoa que sabe trabalhar com estrada”, afirmou.

Foto: Divulgação / Câmara Municipal

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/02/12/mg-e-sp-continuam-com-alerta-de-transtornos-por-instabilidade-no-tempo/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/02/11/tj-sp-anula-cassacao-do-vereador-rafael-pirikito-de-lindoia/