Lindoia espera vacinar mais de 400 crianças neste sábado

Vacinação é destinada para crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidade e adultos para 1ª e 2ª doses em atraso. Não é necessário neste Plantão de Vacinação fazer agendamento.

A Diretoria Municipal de Saúde de Lindoia faz neste sábado, dia 22, uma grande mobilização para vacinar crianças, de 5 a 11 anos de idade, contra a Covid-19.

Segundo o Diretor de Saúde, João Henrique Pinto de Oliveira a expectativa é vacinar de 350 a 400 crianças no Plantão de Vacinação, das 8h às 12h. A vacinação será no Centro Educacional e também atenderá adultos para 1ª e 2ª dose. Não é necessário, neste dia, fazer o agendamento.

De acordo com a Diretoria de Saúde, até a tarde desta sexta-feira, dia 21, ainda estavam estudando a possibilidade de aplicação de 3ª dose no Plantão de Vacinação, devido ao número de profissionais da Saúde que estão em licença. Hoje Lindoia tem 9 profissionais de Saúde afastados por questões médicas.

João Henrique informou que para crianças de 6 a 11 anos serão aplicadas doses da Coronavac, liberada nesta quinta-feira pela Anvisa. Para crianças de 5 anos a vacinação será de Pfizer. No plantão de vacinação Covid-19 deste sábado estão destinadas a vacinação infantil 800 doses de Coronavac e 60 de Pfizer.

“Este é um evento para a vacinação de 5 a 11 anos. Agora o principal objetivo é imunizar as crianças”, destaca o Diretor de Saúde de Lindoia, alertando que a vacinação continuará ao longo da semana na UBS da Praça Getúlio Vargas e que o agendamento pode ser feito nos PSFs e também no site https://vacinaja.sp.gov.br/

 Vacinação infantil em Lindoia começou na terça-feira

Esthevam, 11 anos,  foi uma das crianças que receberam a vacinação contra a Covid-19 em Lindoia, na terça-feira, dia 18. Na ocasião, a Prefeitura de Lindoia vacinou crianças que possuem comorbidades e deficiências. A cidade recebeu 40 doses de vacina pediátrica e aplicou neste dia 10 doses, sendo na UBS e em domicílio.

No caso de Esthevam, a vacinação foi em domicílio. Ele possui comorbidades como paralisia e autismo, vive com familiares que comemoraram a oportunidade da vacinação. Segundo uma familiar que cuida do menino, ele não teve reação alguma após a vacinação contra a Covid-19 na terça-feira.

“Foi um alívio, pois a gente tenta se proteger do jeito que dá, mas com a vacina ele corre menos risco”, disse Vitória dos Santos.

Qual o Procedimento para vacinação de crianças?

Os pais e responsáveis por crianças de 5 a 11 anos, que residem em Lindoia podem realizar o agendamento durante a semana para vacinação contra a Covid-19, nos PSF I e PSF II.

Segundo a Diretoria de Saúde, caso a criança ainda não possua CPF é necessário providenciar o documento, que pode ser adquirido facilmente através do site da Receita Federal ou no Correio. É preciso apresentar o CPF para a vacinação infantil contra Covid-19, assim como de outras faixas etárias e documento com foto.

Anvisa libera vacinação de 6 a 17 anos com Coronavac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, dia 20, a aplicação da CoronaVac em crianças e adolescentes entre seis e 17 anos de idade. A decisão foi tomada pela Diretoria Colegiada do órgão de forma unânime e inclui o grupo, exceto os imunossuprimidos, na bula da vacina contra a Covid-19.

Segundo o órgão, “as evidências científicas disponíveis até o momento sugerem que há benefícios e segurança para a utilização da vacina na população pediátrica. A autorização levou em conta, também, a necessidade de ampliar as alternativas disponíveis para essa faixa etária”.

Das vacinas em uso no Programa Nacional de Imunização (PNI), apenas a Pfizer já tinha autorização da Anvisa para ser aplicada em pessoas da mesma faixa etária.

De acordo com a agência, a ampliação do uso da CoronaVac tem como base estudos realizados em diversos países, como China e Chile, cujos resultados foram apresentados pelo Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante no Brasil.

A aplicação da CoronaVac em crianças e adolescentes seguirá o mesmo esquema vacinal dos adultos, isto é, duas doses da vacina, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda.

Foto: Esthevam recebendo dose de vacina contra a Covid-19 em sua casa

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/20/aguas-informa-dados-parciais-de-covid-19-devido-falhas-no-esus-notifica/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/18/justica-decreta-falencia-do-hotel-vacance-em-aguas-de-lindoia/