Águas: Reforço Covid para idosos de 75 a 79 anos será nesta terça

A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia informou nesta segunda-feira, dia 18, que nesta terça-feira, dia 19, vai promover mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. A equipe realizará aplicação de dose adicional para idosos entre 75 e 79 anos e que completaram seis meses da aplicação da segunda dose. A ação acontece das 8h às 12h e das 13 às 16h, seguindo o cronograma apresentado pelo Ministério da Saúde e o escalonamento adotado para não gerar aglomerações no ponto de vacinação localizado no Ginásio de Esportes da cidade.

Dose de reforço ou terceira dose Covid-19

Em final de agosto o Ministério da Saúde autorizou a dose de reforço a imunização contra a Covid-19 em idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas. A aplicação da dose de reforço começou em meados de setembro.

O reforço da vacina contra Covid-19 é  indicado para imunossuprimidos, como as pessoas que fizeram algum tipo de transplante, por exemplo, que tomaram a segunda dose (ou dose única) há pelo menos 28 dias. Além disso, idosos acima de 70 anos, que completaram o ciclo vacinal há 6 meses, também devem receber mais uma dose de vacinas Covid-19.

A necessidade de uma dose de reforço foi discutida por vários especialistas na Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI) e considera o aumento da resposta imune do organismo após a aplicação de uma nova dose, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Coronavac,  Janssen ou Astazeneca.

Além do reforço na imunização, o Ministério da Saúde anunciou ainda a redução do intervalo entre as doses da Pfizer e Astrazeneca de 12 para 8 semanas. A diminuição do intervalo está prevista para todos que já iniciaram o ciclo vacinal com os imunizantes. A redução também será possível após o envio de vacinas para imunizar, com a primeira dose, 100% da população acima de 18 anos. Essa meta deve ser alcançada em setembro.

Números da Vacinação Covid-19 em Águas de Lindoia

Em Águas de Lindoia, até a manhã de segunda-feira, dia 18, já haviam sido aplicadas 30.535 doses, o que representa 88,85% das doses programadas para a população lindoiense. Do total, 16.247 pessoas tomaram a primeira dose, sendo que 13.338 receberam as duas doses. A vacina de dose única já foi aplicada em 463 pessoas e 487 pessoas já receberam a dose de reforço. Os dados estão disponíveis no site   http://www.vacinaja.com.br/vacinometro   que reúne dados da campanha em todo o Estado de São Paulo.

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/10/17/pesquisadores-desenvolvem-teste-de-covid-19-pela-saliva-e-usando-luz/