Covid-19: Águas denuncia “fura-fila” de outras cidades

A Secretaria de Saúde  de Águas de Lindoia identificou pessoas que não residem no município, e que tomaram dose da vacina contra a Covid-19 na cidade, os “fura-fila”.

A denúncia foi feita na Delegacia de Polícia local. Os documentos foram encaminhados, na manhã desta quarta-feira, dia 14,  à Polícia Civil para apuração do crime de falsidade ideológica.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, ao menos três pessoas que não residem em Águas de Lindoia, os ¨fura-fila”, tomaram a dose da vacina contra a Covid-19 no município, e moram em cidade vizinha, foram identificadas nesta semana.

Técnicos da Vigilância Sanitária realizaram visitas nos endereços informados pelos cidadãos na última segunda-feira, dia 12, e constataram que eles não moram de fato nos locais indicados.

Os documentos referentes a identificação e o termo de compromisso assinado por estas pessoas foram entregues à Delegacia de Polícia Civil de Águas de Lindoia para investigação e abertura de inquérito policial.

Segundo a Secretaria de Saúde, todo o cidadão que comparece ao Ginásio de Esportes de Águas de Lindoia para tomar a dose da vacina é obrigado a apresentar um comprovante de endereço em seu nome e, caso não tenha, deve preencher um termo de compromisso afirmando que reside no local.

Os técnicos da Secretaria de Saúde realizam um cruzamento de dados no sistema, e depois fazem a averiguação das informações para identificar o “fura-fila”, e visitam os endereços para confirmar a veracidade das informações.

Em tempo de pandemia, a Secretaria de Saúde ganha mais uma atribuição, a de evitar quem é “fura-fila”. Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Águas de Lindoia, novas visitas estão sendo realizadas ao longo da semana.

Em estudo recente da Fiocruz detectou que 1 a cada 6 doses de vacina é aplicada em morador de outra cidade. O  estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que mais de 11,3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas pelos municípios em moradores de outras cidades.

Penalidades

Nos casos em que se comprava que o declarante não reside no local informado a documentação é encaminhada para a Polícia Civil. Caso constatada a fraude os responsáveis podem responder, a princípio, pelo crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal) e receber a pena de reclusão de 1 a 5 anos por se tratar de fraude em documento público.

Vacinação

Nesta semana Águas de Lindoia vacina contra Covid-19 pessoas com 37 anos ou mais. Na quinta-feira, dia 15, a campanha está prevista para acontecer das 16h ás 22h e atenderá pessoas com idade superior a 37 anos que ainda não foram vacinadas.

Até a manhã de terça-feira, dia 13 de julho, haviam sido aplicadas 13.509 doses da vacina contra a Covid-19, sendo que 10.268 foram referentes a primeira dose e 3.121 referentes a segunda. Outras 120 doses únicas foram aplicadas. O total de doses aplicadas chega a 54,59% do estimado para a campanha.

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/07/13/santa-casa-de-ouro-fino-deixa-de-atender-pacientes-covid-19/