Hospital de Águas está com 100% de ocupação e Gil busca alternativas

 Situação de atendimento hospitalar é de extrema atenção e novas medidas devem ser tomadas nas próximas 24 horas

O Hospital São Camilo informou ao prefeito de Águas de Lindóia, Gil Helou (PSDB), na tarde desta segunda-feira (7), que não tem mais leitos disponíveis, nem espaço para ampliar o número de leitos para atendimento a população.

De acordo com a assessoria de imprensa do São Camilo, o Hospital possui 30 leitos, sendo 17 dedicado ao tratamento de pacientes com Covid-19, tanto os enfermarias como semi intensivos.

Segundo informações da assessoria de Comunicação da Prefeitura de Águas de Lindoia, o prefeito Gil Helou está viabilizando uma agenda em São Paulo, nesta terça-feira (8), com o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, quando solicitará mais leitos UTI e equipamentos para atendimento no hospital local.

Segundo apurado, algumas das alternativas de Gil Helou para equacionar o colapso que o atendimento médico pode sofrer nos próximos dias em Águas de Lindoia, devido a falta de atendimento médico hospitalar, são:

  • Tentar e conseguir suporte material para aumentar a atuação do Hospital São Camilo;
  • Conseguir viabilizar o acesso a leitos de UTI e de atendimento semi intensino no Hospital Anna Cintra, em Amparo
  • criar um hospital de campanha com parceria de cidades vizinhas;

Porém, é fato, que a administração municipal já avalia a  possibilidade de decretar medidas ainda mais restritivas a partir de 0h01 de quarta-feira, dia 9.

Números Covid-19

No boletim Informativo da Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia desta segunda-feira, a cidade chegou ao teto do número de casos ativos Covid-19.

Os dados apresentados pela pasta são relativos até domingo (6), e registram de dois óbitos no município: um homem de 63 anos, internado no Hospital São Camilo no dia 1º de junho e que faleceu no dia 3; e uma mulher de 71 anos internada no dia 2 de junho e que faleceu no dia 3. A cidade agora soma 35 óbitos desde o início da pandemia.

Além disso, segundo a Secretaria de Saúde, a semana do dia 23 a 29 de maio foi o pico de casos confirmados em Águas de Lindoia com 128 casos. Durante o feriado prolongado de Corpus Christi, de quinta-feira (3) a domingo (6), foram confirmados mais 77 casos pela Vigilância Sanitária.

Águas de Lindoia registra neste momento 181 casos ativos de Covid-19. 164 pessoas permanecem em isolamento domiciliar e 17 pessoas estão em internação hospitalar (12 em Águas de Lindoia e 5 em outros municípios).

Do total de 1775 casos confirmados desde o início da pandemia, 1559 já se encontram recuperados/curados (87,8% do total). No momento existem 38 casos em investigação (aguardando resultado de exame). O número de exames realizados e que deram resultado negativo subiu para 2779.

Prevalência

Num estudo publicado pelo tribuna das Águas na semana passada, em números totais, a situação de Águas de Lindoia é a pior da região: a prevalência (número total de casos) do município atingiu a marca de 8.853 contaminados por 100.000 habitantes.

Já as  cidades de Amparo e Serra Negra que apresentam, respectivamente, 7.725 e 7.755. Lindoia é a única das quatro cidades com prevalência abaixo da marca dos sete mil habitantes, com 6.933.

Outro dado preocupante é o aumento da incidência nos últimos sete dias. Enquanto Lind0ia teve aumento de 51,2 para 67,1 (menor incidência nos últimos sete dias), Águas de Lindoia passou de 69,1 para 168,6. Em Amparo, a incidência aumentou de 47,6 para 62,7 e, em Serra Negra, de 40,3 para 69,4.

A tabulação de dados feita pelo Tribuna das Águas é referente ao período desde o início do ano até 02 de junho.

colapsou