Socorro recebe certificação da World Travel & Tourism Council – WTTC

A cidade de Socorro recebe certificação da World Travel & Tourism Council – WTTC, que a qualifica como segura para turismo. A Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística referência em aventura e ecoturismo – comemora o Dia Nacional do Turismo, no sábado (8), com mais uma certificação, o Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC).

“Ser uma das primeiras cidades do estado de São Paulo a receber o selo é muito significante. Primeiro pelo município ser reconhecido por uma instituição internacional, que atesta a prática de regras e, por consequência, ser um destino seguro. Segundo, mostra o potencial que a cidade tem para atrair este público do exterior, que está de olho em nós. É, sem dúvida, um reconhecimento importante para nosso destino”, diz Ana Paula Monteiro, secretária de Turismo de Socorro

O protocolo estabelece regras de saúde e higiene a serem cumpridas por empresas, cidades e países, com o objetivo de tornar as viagens mais seguras, em época de COVID-19. Foi elaborado seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a colaboração de diversas entidades ligadas ao setor turístico.

O selo conta com o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e de mais de 200 CEO’s de grandes empresas do turismo em todo o mundo.

Arábia Saudita, Barcelona, Sevilha, Portugal e o estado mexicano de Quintana Roo, onde fica Cancún, são os primeiros destinos a receberem o selo. No Brasil, as cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves, São Lourenço do Sul e Florianópolis também receberam.

Cidade Aventura

Socorro, a “cidade aventura”, como é chamada, é uma das mais conhecidas do Circuito das Águas Paulista, e também do estado de São Paulo. A Estância oferece inúmeras atividades de aventura, ecoturismo e turismo rural, diversas opções de hospedagens, gastronomia com influências da colonização italiana da região e do sul do estado de Minas Gerais e compras em lojas de fábrica de malharias. Socorro é pet friendly e referência em acessibilidade.

“Nosso trabalho junto aos associados é contínuo. Reforçando e orientando sobre as boas práticas de higiene para receber de forma segura o turista em nossa cidade, ao mesmo tempo que também preserva a saúde de trabalhadores e moradores”, ressalta Ana Luiza Russo, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro.

Ecoturismo, atividades de aventura e turismo rural – São mais de 20 atividades de aventura na terra, ar e água, como por exemplo rafting, boia cross, passeios a cavalo e de quadriciclo, rapel de até 98 metros, trekkings em cachoeiras, exploração de cavernas, pesca esportiva, voo livre e tirolesa. Esta última, incluindo uma das mais longas do país, com um quilômetro de extensão, que corta os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Inovador, foi um dos primeiros destinos brasileiros a conseguir certificação internacional para explorar atividades esportivas, o que atesta a segurança nas atrações promovidas pelos estabelecimentos que têm o certificado.

Nos mais de 1300km de estradas de terra, onde encontram-se a maioria dos caminhos turísticos, é possível contemplar belos visuais com grutas, cachoeiras, fontes e rios – como o caminho turístico do Rio do Peixe, que margeia o rio que banha a cidade e onde se pratica o famoso rafting com corredeiras que chegam ao nível 4,5 (de uma escala até 5 para rafting turístico ou comercial), além de encontrar mirantes e parques de aventura em meio a florestas nativas no ecossistema da Mata Atlântica.

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/05/04/nao-vai-ter-expoflora-neste-ano-so-em-2022/