Microrregião do Sul de Minas não terá Carnaval

Munhoz, Bueno Brandão Monte Sião, Jacutinga e Ouro Fino cancelam folia e decretam protocolos de Saúde contra a Covid-19

Carnaval nas cidades mineiras da microrregião está cancelado (Divulgação / Arquivo Carnaval de Munhoz 2020)

A pandemia do Novo Coronavírus (Sars–covid-2) fez com que diversos Estados do Brasil tomassem medidas mais duras e restritivas em relação ao Carnaval de 2021, com o cancelamento da festa e no Estado de Minas Gerais não foi diferente. As recomendações propostas, pelo Plano Minas Consciente são a não autorização de fechamentos de ruas para fins festivos, como também espaços de academias, clubes, centro de compras e demais locais. Está proibido que municípios deem feriados ou pontos facultativos no Carnaval e também está cancelado eventuais celebrações cívicas nos municípios, serão  implementadas, durante o carnaval, medidas de restrições da fase vermelha, independente da fase socioeconômicas em que se encontra a região e microrregião. Os objetivos dessas recomendações são para evitar aglomerações e alta nos casos de covid-19.

#Não vai ter carnaval por cidade
A prefeitura de Munhoz fez um comunicado a população determinando que seguirá as medidas implementados pelo Estado de Minas Gerais. Será também cancelado os pontos facultativos, tantos em setores públicos quanto os privados, os expedientes serão normais nos dias 15 e 17 de fevereiro.

A Prefeitura Municipal de Bueno Brandão, no último dia 09, através do decreto N°022/2021, do prefeito Sílvio Antônio (PSD), que está proibido o ponto facultativo nos dias 15 a 17 de fevereiro de 2021, como também proibido a concessão da compensação de bancos de horas as chefias máximas dos departamentos municipais, além de proibida as vendas de serpentina metalizadas e qualquer tipo de spray usados no carnaval. Não poderá ter som alto em carros ou estabelecimentos comerciais, tanto no perímetro rural e urbano. Não será permitido qualquer tipo de evento, mesmo os de pequeno porte.

Em Monte Sião, foi decretado pelo prefeito José Pocai (PSL), através do decreto n° 8.273, de 03 de fevereiro, a proibição de festas em vias pulicas como ruas, restaurantes, clubes, chácaras e locais similares e também festas, blocos e eventos pré-carnaval, em locais abertos ou fechados nos dias 12 a 17 de fevereiro. A Prefeitura de Jacutinga também não decretará ponto facultativo no carnaval e as repartições públicas vão funcionar normalmente nos dias 15 a 17 de fevereiro.

Em Ouro fino, o prefeito Henrique Rossi Wolf (PSL) assinou o decreto 3.880/2021 no dia 01 de fevereiro em que suspende o carnaval e também proíbe a locação de chácaras, sítios e restaurantes para festas e eventos, o descumprimento da medida pode acarretar penalidades de acordo com o artigo 288 no código penal.