IPVA 2021 e Licenciamento antecipado podem ser consultados nos canais digitais do Poupatempo 

Os proprietários de veículos registrados em São Paulo iniciam o pagamento à vista ou parcelado do IPVA 2021.

 

Os motoristas que precisam consultar o valor e a data de vencimento do IPVA 2021, e ainda ter o acesso ao licenciamento anual, podem contar com essas funcionalidades no aplicativo Poupatempo Digital.

Em parceria com o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), o Poupatempo disponibilizou opções para garantir facilidade àqueles que desejam licenciar o veículo antecipadamente, junto com o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), administrado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. O IPVA 2021 pode ser quitado em cota única, com desconto, ou parcelado, conforme calendário de vencimento.

A partir desta quinta-feira , 07, os proprietários de veículos registrados em São Paulo iniciam o pagamento à vista (cota única) ou parcelado (primeira prestação) do IPVA 2021.

Os contribuintes que não optarem pelo pagamento antecipado do CRLV poderão aguardar o calendário de vencimento anual, conforme o final da placa. Em ambos os casos, o serviço pode ser solicitado pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. O pagamento para qualquer final de placa pode ser feito a partir de abril e até o último dia útil do mês referente ao número final da placa.

 

Calendário de IPVA do Estado de São Paulo para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares 

 

 

Pagamento 

Para realizar os pagamentos das taxas de IPVA e Licenciamento, basta informar o número do Renavam em terminais de autoatendimento, agências bancárias, internet banking ou casas lotéricas. Durante o processo, também será preciso quitar eventuais débitos vinculados ao veículo, se houver.

O Licenciamento do veículo ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital no portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. 

O documento é válido em todo o território nacional e poderá ser salvo no próprio celular ou impresso em casa, com impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única.  A falta do CRLV dentro da validade é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

CRV Digital

Atendendo a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), desde o dia 04/01, o Certificado de Registro de Veículo (CRV), antigo DUT, passou a ser emitido exclusivamente no formato eletrônico. A medida facilita a vida do cidadão, através da unificação em um mesmo documento os dados de registro do veículo e do licenciamento, 100% digital, com praticidade e segurança.

Foto: Divulgação / Secretaria da Fazenda Estadual