Aulas presenciais permanecem suspensas em toda a rede de ensino de Monte Sião

As aulas presenciais em Monte Sião estão suspensas até 31 de dezembro ou até quando durar o estado de calamidade público em decorrência da pandemia de covid-19. A decisão, prevista no decreto nº 8.187 de 7 de outubro, vale para as redes municipal, estadual e particular.

Durante o período de suspensão, deverão ser adotadas medidas preparatórias e protetivas em todas as unidades de ensino. Posteriormente, será feita nova deliberação sobre a retomada das aulas presenciais, ainda que de forma gradual. Com isso, o ano letivo na cidade terminará de maneira remota.

A decisão do prefeito José Pocai Júnior levou em consideração diversos documentos que tratam sobre a pandemia, nos âmbitos estadual, regional e municipal.

Em um dos parágrafos do documento, considera-se que ainda não há dados que indiquem redução de contágio e estabilização da doença. Com isso, as escolas, em ensino presencial, tornariam foco de transmissão da doença.

O argumento é que o ensino presencial coloca em risco não apenas os alunos e profissionais da educação, mas as respectivas famílias, principalmente aquelas que possuem pessoas consideradas do grupo de risco. “Poderá impactar no sistema municipal e da microrregião de Pouso Alegre.”

Entre agosto e setembro, Monte Sião registrou altas nos casos de covid-19, mas o contágio caiu nas últimas semanas, conforme atestam os boletins epidemiológicos da Diretoria de Saúde. Atualmente, a cidade possui 300 registros da doença, com 292 curados, 2 casos ativos e 6 mortes.

Confira o decreto na íntegra:

DECRETO Nº8_187 – 07_10_2020 – Dispõe sobre a adoção de medidas adicionais das atividades educacionais no ambito do município de Monte Sião – COVID-19

Foto de Kaboompics .com no Pexels