Espaço ao ar livre é diferencial para retomada das aulas presenciais em escola de Socorro

Na preparação para a retomada das aulas presenciais, as escolas com mais espaço ao ar livre e área verde disponível enfrentam menos desafios para manter o ambiente protegido de contaminação. Esse é o caso da Escola Viverde de Educação Básica, que possui uma unidade em Socorro e outra em Bragança Paulista.

A unidade de Socorro, por exemplo, fica num terreno de 27 mil metros quadrados, no início da Estrada do Rio do Peixe, com área de mata preservada que inclui até uma trilha para caminhada. Em funcionamento no sítio há cinco anos, essa escola particular teve início há 41 anos com a educação infantil e hoje mantém alunos até o ensino médio, sempre com o compromisso de sustentabilidade ambiental como norteadora de todo o projeto educativo. Assim, a escola não terá dificuldade, também, para conscientizar seus alunos sobre as novas rotinas, já que sempre foram estimulados e pensarem nas pessoas e no ambiente.

Todas as salas de aula têm estrutura de alvenaria, madeira e amplas janelas de vidro dos dois lados, com vista para as árvores do entorno. Com teto bem alto, muito espaço interno e bastante luz natural, não será difícil seguir os protocolos de higiene necessários.

Capacitação

Mesmo com todo esse diferencial favorável, desde agosto, a equipe escolar conta com a orientação de uma empresa especializada em assessoria de segurança e saúde, a Impacto For School, para cuidar dos preparativos necessários para a volta às aulas presenciais.  Após capacitação on-line de gestores, funcionários e representantes de professores de cada etapa escolar, foi realizada na sexta-feira, 04 de setembro, uma visita técnica do pessoal da empresa aos espaços, para adaptar os protocolos sanitários do governo estadual à realidade de cada uma das unidades da escola.

Tudo foi pensado para que a escola possa receber a comunidade escolar assim que as legislações estadual e municipal permitirem, de forma segura, sem, com isso, perder suas características peculiares.

 

Segundo a diretora da Viverde Socorro, Aline Lincoln,a equipe está atenta a todas as orientações sanitárias quanto aos protocolos e ajustes necessários para o retorno às aulas presenciais, bem como as publicações de decretos estaduais e municipais quanto a autorização para esse retorno. “Estamos trabalhando com muita dedicação para preparar a escola e na elaboração de uma cartilha com orientações para famílias e colaboradores”, informou.

Desde o início do período de distanciamento social, os recursos tecnológicos já disponibilizados pela escola − como plataforma digital de conteúdos e i-pads para todos os docentes − foram aprimorados para que as aulas on-line pudessem continuar da melhor forma possível. Foram necessárias adaptações específicas para cada etapa de aprendizagem, do infantil ao ensino médio. Apesar de todos os desafios da nova situação e mesmo contando com tecnologia de ponta, a equipe gestora priorizou as pessoas envolvidas no processo, mantendo contato direto com as famílias e dando todo o suporte que os professores necessitam para trabalhar de forma remota.

Acesse aqui os protocolos de segurança para a reabertura das escolas em São Paulo.