Monte Sião: perguntas e respostas sobre respiradores, atendimento, internações e testes

Monte Sião vivencia o aumento de casos de Covid-19 desde o dia 11 de maio, quando os três primeiros pacientes testaram positivo para a doença. Em 22 dias, o número subiu para 33 e nesta segunda-feira, 1º de junho, foi confirmada a primeira morte pelo coronavírus Sars-CoV-2, de uma mulher de 64 anos. Na cidade, desde meados de abril, comércio, indústria e serviços estão abertos com protocolos de saúde, como uso obrigatório de máscara, desinfecção rigorosa de ambiente, limitação de pessoas no interior do estabelecimento e distanciamento social a fim de conter a disseminação do vírus. Responsáveis por aglomerações e festas podem sofrer sanções. Idosos devem permanecer em casa. Um decreto permite que seja usada força policial para quem desrespeitar as regras.

Diante da transmissão comunitária do vírus na cidade, muitos leitores questionam as medidas adotadas pela Prefeitura de Monte Sião no setor de saúde para o enfrentamento à doença. Confira abaixo as respostas do diretor de Saúde, Rafael Batista de Souza, às perguntas encaminhadas pelo jornal.

1 – Quais os investimentos que o município fez até o momento para o combate ao coronavírus? Quais setores os recursos foram direcionados?

Os investimentos já realizados pelo Município para combate ao coronavírus são da ordem de R$ 369.300,20. Estes recursos são da Diretoria de Saúde, utilizados na compra de EPIs (equipamentos de proteção), insumos e medicações, realização de convênio para aquisição de exames de imagem (tomografia computadorizada) e laboratoriais (teste rápido e PCR SWAB) adequação de salas de isolamento, contratação de empresa especializada para realização de Barreira Sanitária e demais ações.

2 – Quantos respiradores o município possui? No caso de transferência, como será feita? Há ambulância UTI para atendimento dos casos graves?

Seguindo o Protocolo Ministerial e o Plano de Contingência Municipal de Enfrentamento à Doença Covid-19, implantado em fevereiro e atualizado em abril de 2020, casos suspeitos e confirmados leves e sem sinas de agravamento de Covid-19 são acompanhados através do isolamento domiciliar pela Unidade de Saúde de referência. No Pronto Atendimento Municipal foi implantado um protocolo de atendimento de casos suspeitos, com 3 salas preparadas com 3 respiradores para atendimento emergencial de estabilização para transferência do paciente. Para a remoção dos pacientes, além de contarmos com o Consórcio CISSUL SAMU que já faz parte da rede de atendimento, que poderão transportar através de ambulâncias UTI móveis, temos contrato com a UTI móvel da empresa Master Life, que com toda segurança poderá realizar a remoção dos pacientes.

Nossa referência para atendimento de casos confirmados de COVID-19 com sinais de agravamento é o Hospital da Casa de Caridade de Ouro Fino, conforme pactuado na Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre. De acordo com o documento temos disponibilizados 23 leitos de isolamento respiratório neste hospital. As transferências para o hospital acima citado serão encaminhadas pelo sistema de regulação de vagas do Estado de Minas Gerais (SUS Fácil). Fomos informados em reunião sobre o Covid-19 com a Direção do hospital que o mesmo possui 3 respiradores para atendimento. Casos graves serão encaminhados via sistema de regulação de vagas do Estado de Minas Gerais (SUS Fácil) para rede Hospitalar de Média e Alta Complexidade da Regional de Saúde de Pouso Alegre.

Conforme dados divulgados pela Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais, existem 11.967 leitos clínicos disponíveis no Estado, Já no Município de Monte Sião, de acordo com o Plano Municipal de Continência do Covid-19 existem 23 leitos clínicos disponíveis na Casa de Caridade de Ouro Fino. Existem 2.331 leitos de UTI disponíveis no Estado. No Município de Monte Sião, de acordo com o Plano Municipal de Continência do Covid-19 existem 40 leitos de UTI disponíveis na referência Hospital das Clinicas Samuel Libânio em Pouso Alegre.

3 – Como o município está se preparando para o atendimento a pessoas com quadros gripais e suspeitas de covid? Haverá divisão de portas no PA? Há sala isolada e específica para atendimento da doença? O PA será a única referência de atendimento ou será usada alguma UBS?

Já respondemos parte desta questão na pergunta anterior. Contudo, conforme orientações da Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais todos os atendimentos e avaliações de síndrome gripal e suspeita de Covid-19 deverão ser feitas nas unidades de saúde próxima à residência do paciente, onde dispomos de 5 PSFs, 1 UBS e 1 Pronto Atendimento Municipal.

Sobre as divisões das salas para atendimento de casos positivos de Covid-19 no pronto atendimento segue anexo fluxograma de atendimento e relatório fotográfico.

4 – Qual orientação a ser passada para a pessoa que apresentar sintomas semelhantes à covid-19? Onde deve procurar atendimento?

O paciente com sintomas gripais deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde passará por avaliação médica e aplicação do protocolo de covid-19, e em caso necessário será realizada tomografia computadorizada e testagem pelo teste rápido ou exame PCR SWAB.

5 – Quantos testes o município possui? São suficientes ou a prefeitura já tem plano para adquirir mais testes?

O Município possui um total de 300 exames de PCR SWAB e 440 testes rápidos. Dos quais já foram utilizados 80%. Estamos adquirindo mais 150 PCR SWAB e mais 300 testes rápidos.