MG: aula online terá três ferramentas para alunos e professores

Começam na segunda-feira, 18, as aulas online para os alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Nesta terça-feira, 12, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresentou o Regime de Estudo não Presencial para os alunos da rede.

A medida pretende minimizar os efeitos da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do coronavírus Sars-CoV-2. A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, enfatizou que a estratégia é aliviar os efeitos do distanciamento social na vida das famílias e fazer com que a rotina de aprendizado seja garantida.

A primeira semana será para que os alunos e professores se aproximem do material. Foram desenvolvidas três ferramentas para alunos e professores utilizarem nas aulas a distância.
1 – A primeira delas já está disponível: os Planos de Estudos Tutorados (PETs), que são apostilas com o conteúdo das disciplinas que será desenvolvido ao longo do período. O material trará o conteúdo teórico e atividades para serem feitas ao longo das semanas e deverá ser baixado no site: estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. A distribuição aos alunos também pode ser pelos meios virtuais via site, e-mail e Whatsapp.

Os alunos que não têm acesso à internet receberão o material impresso. A organização do processo de entrega do PET impresso aos estudantes deverá ser feita pela escola com as Secretarias Municipais de Educação.

2 – Na segunda-feira, 18, estreia o programa “Se Liga na Educação”, que vai exibir aulas pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, pela manhã. As aulas vão priorizar os conteúdos que os alunos têm mais dificuldades, e uma hora da programação será transmitida ao vivo, para que possa haver interação e dúvida. Cada dia será dedicado a uma área do conhecimento.

3 – A partir da segunda-feira, será disponibilizada a terceira ferramenta: o aplicativo Conexão Escola. Na plataforma, alunos e professores terão acesso aos PETs e ainda poderão encontrar as aulas já exibidas no programa “Se Liga na Educação”. A navegação no Conexão Escola será paga pelo estado. A partir do dia 25 de maio, o aplicativo passa a disponibilizar a função de chat, que vai possibilitar a interação entre alunos e seus professores de sala de aula.

Além disso, todos os materiais e o guia prático de como acessar os PETs, o programa Se Liga na Educação e o Conexão Escola estarão no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também nas redes sociais e no site da Secretaria de Estado de Educação: educacao.mg.gov.br.