Ministério da Saúde cancela Dia D de Vacinação Contra a Gripe

O “Dia D” de Vacinação Contra a Influenza, marcado para acontecer no próximo sábado, dia 9 de maio, foi cancelado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o governo federal, a medida foi tomada em função do avanço da CovidD-19 no país e da disponibilidade de vacinas. Ainda conforme o governo, a ampliação das datas tem como objetivo diminuir as aglomerações e possíveis contágios do coronavírus nos ambientes de vacinação.

Com isso o Ministério da Saúde também prorrogou o início da próxima etapa da Campanha Nacional de Vacinação de 9 para 11 de maio e dividiu essa terceira etapa em duas fases. A partir da próxima segunda-feira, dia 11 de maio, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas com deficiência, gestante e puérperas até 45 dias.

Já no dia 18 de maio o público será ampliado e poderão receber a vacina adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas. Por conta da alteração, a campanha seguirá até o dia 5 de junho, ganhando duas semanas a mais de imunização, já que inicialmente a campanha terminaria em 22 de maio.

Na primeira etapa da Campanha tiveram prioridade de vacinação idosos e trabalhadores da saúde. A segunda etapa ampliou o público para pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma, entre outras), funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo.