Prefeitos do Circuito das Águas reivindicarão 100% dos recursos do Dadetur

Deve acontecer no final da tarde de hoje, terça-feira, 14, uma videoconferência entre os prefeitos do Consórcio de Turismo do Circuito das Águas e o secretário estadual de Turismo, Vinícius Lummertz.

Os prefeitos reivindicarão 100% dos recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

Com o setor de turismo paralisado devido à pandemia do novo coronavírus, a Sars-CoV-2, a arrecadação na região diminuirá muito. O turismo representa a fatia mais importante da economia na região. No ano passado, os municípios receberam apenas 20% dos recursos previstos inicialmente.

Os prefeitos também interpelarão o secretário para saber qual a orientação do estado aos municípios diante do que foi publicado no boletim epidemiológico nº 7, do Ministério da Saúde, especial sobre o coronavírus, na última segunda-feira, 6.

Segundo a nota, “a partir de 13 de abril, os municípios, Distrito Federal e Estados que implementaram medidas de Distanciamento Social Ampliado (DSA), onde o número de casos confirmados não tenha impactado em mais de 50% da capacidade instalada existente antes da pandemia, devem iniciar a transição para Distanciamento Social Seletivo (DSS)”.

Outro assunto que será debatido é com relação à controvérsia do decreto estadual em relação à rede hoteleira, que consta entre os serviços essenciais, mas não há critérios. A dúvida é se os hotéis podem funcionar para o turismo ou apenas para logística de profissionais que atuam nos serviços essenciais.