Conservatório Municipal de Socorro apresenta recitais de MPB do projeto ‘Mestres no Interior’

O Conservatório Municipal “Maestro Luiz Gonzaga Franco” de Socorro (SP), gerido pelo ICA (Instituto Cultura & Arte), finaliza neste mês o projeto inédito “Mestres no Interior”, que durante o ano ofereceu aulas com renomados mestres de vários instrumentos e práticas de orquestra a alunos de todas as idades e diferentes municípios.

Serão três recitais de música brasileira, todos na Praça da Matriz de Socorro, com entrada gratuita. Neste domingo, dia 30, às 19h e 20h, sobem ao palco o clarinetista e saxofonista Nailor Proveta e o acordeonista e compositor Toninho Ferragutti, respectivamente, acompanhados de seus alunos. E, na segunda-feira, dia 15/12, às 19h, o recital é do violinista e maestro italiano Emmanuele Baldini e seus talentos.

As apresentações acontecem ao mesmo tempo em que a cidade realiza seu já tradicional “Luzes de Natal”, que deixa a Praça iluminada com encantamento. O repertório variado passeia pelo choro, frevo, baião, música erudita e popular. No primeiro show, domingo (30), às 19h, o mestre Nailor Proveta e seus alunos destacam a música instrumental brasileira com “Meu Caro Amigo” (Chico Buarque e Francis Hime), “Baião de Lacan” (Guinga) e “1×0” (Pixinguinha).

O ponto alto são as canções, que serão interpretadas por alunos cantores: “Plantio de Amor” (Dominguinhos), “Se Acaso Você Chegasse” (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins), que se tornou um grande sucesso na voz de Elza Soares, e “Canta Brasil” (Alcyr Pires Vermelho e David Nasser), sucesso na voz de Gal Costa.

Em seguida, às 20h, é a vez do mestre Toninho Ferragutti e seus alunos. O show traz duas formações, sendo a primeira com um grupo de choro e obras como “Apanhei-te Cavaquinho” (Ernesto Nazareth) e “Gaúcho, o Corta-jaca” (Chiquinha Gonzaga). A outra formação, de Big Band, apresenta composições próprias do mestre como “Dominguinhos no Parque” e também de Dominguinhos, “Plantio de Amor”.

Na segunda (15/12), às 19h, no mesmo local, na Praça da Matriz, o mestre Emmanuele Baldini e seus alunos apresentam dois movimentos de “As Quatro Estações”, de Vivaldi, além de outras obras que prometem emocionar o público. O recital contará ainda com participações especiais de professores do Conservatório.

 

O projeto

De março a dezembro, o projeto ‘Mestres no Interior’ proporcionou a 65 alunos – de municípios paulistas como Bragança Paulista, Mogi Guaçu, Itapira, Águas de Lindóia, Amparo, Serra Negra, Lindóia, Morungaba, Monte Sião, Campinas, Santos e até Ouro Fino (MG) – a oportunidade de cursarem aulas de acordeon, saxofone, clarinete, violino, viola e práticas de orquestra com renomados e grandes mestres: o violinista e maestro italiano Emmanuele Baldini, o clarinetista e saxofonista Nailor Proveta e o acordeonista e compositor Toninho Ferragutti.

“‘Mestres no Interior’ chega ao fim com grande sucesso! Conseguimos alcançar nosso objetivo que era proporcionar aos nossos alunos e professores momentos de interação e convívio com esses incríveis mestres. Sem dúvida, o aprendizado e a experiência adquiridos por cada participante são o verdadeiro legado do projeto. E, agora, é a vez da população socorrense e da região conhecer esses talentos”, diz Gabriel Perre, músico, professor, coordenador pedagógico do Conservatório e idealizador do projeto.

Segundo Gabriel, o próximo passo é buscar apoio para que o projeto se torne parte integrante da grade fixa do Conservatório de Socorro. E, se depender dos mestres, as aulas continuam. “Fiquei muito honrado com o convite. Venho de uma família de músicos, meu pai, Pedro Ferragutti, era compositor e foi autor do Hino de Socorro. Este trabalho significa dar continuidade e colaborar com a tradição musical da cidade”, diz Toninho Ferragutti, que já foi indicado três vezes ao Grammy Latino e ganhou o Prêmio de Melhor Solista Instrumental no 28º Prêmio da Música Brasileira.

“Para quem enxerga música como uma missão é primordial sair do conforto de sua casa, cidade, centro, onde você concentra suas atividades e espalhar parte do seu conhecimento, da sua experiência, da sua bagagem para inspirar os jovens. O Conservatório cumpre um papel muito importante e desafiador na formação de talentos”, diz Emmanuele Baldini, que também é spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

O projeto “Mestres no Interior” é viabilizado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural) e Fomento CULTSP, com realização do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo, da Política Nacional Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do ICA (Instituto Cultura & Arte), e conta com apoio do ITC (Instituto Totem Cultural).

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO

Recital – Mestres no Interior

Domingo (30/11)

19h – Nailor Proveta e alunos. Com mais de 30 anos de carreira, é figura de destaque no cenário da música instrumental brasileira. Integrante e fundador da Banda Mantiqueira

20h – Toninho Ferragutti e alunos. Acordeonista, compositor, arranjador, com extensa participação em centenas de CDs e shows de grandes artistas, além da Orquestra Jazz Sinfônica e da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).

Local: Praça da Matriz – Praça Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis – s/n – Centro – Socorro/SP

Evento gratuito

 

Segunda-feira (15/12)

19h – Emmanuele Baldini e alunos. Maestro ítalo-brasileiro, que também é spalla da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo)

Local: Praça da Matriz – Praça Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis – s/n – Centro – Socorro/SP

Evento gratuito

 

Foto: O mestre Nailor Proveta, clarinetista e saxofonista, com seus alunos (Divulgação / Reprodução)

 

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2025/11/24/cheiro-de-perfume-no-ar-e-o-samba-enredo-2026-do-cavalinho-branco/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *