Deputados participam de debate sobre pedágios na Câmara de Serra Negra

A Câmara Municipal de Serra Negra vai sediar, nesta quinta-feira, dia 15 de maio, às 10h30, um debate com a presença confirmada de sete deputados, de várias denominações partidárias, sobre a proposta de instalação de 37 pedágios na região do Circuito das Águas Paulista do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A iniciativa do Parlamento Regional faz parte de uma série de ações planejadas por um grupo de moradores e vereadores de diversos municípios da região para impedir que o governo do Estado de São Paulo instale entre as cidades o sistema free flow de cobrança automática de pedágios.

O objetivo é discutir o projeto e definir medidas em benefício de uma população de mais de 300 mil habitantes, em 15 cidades. “Queremos ser ouvidos. Todo o projeto foi imposto sem consultas. Inclusive, não tivemos audiência pública aqui na nossa região. Mesmo que o governador dê continuidade, que se atente e adote mudanças para que impacto seja menor em nossa população, como isenção, descontos e redução de tarifas”, avaliou a presidente do Parlamento, vereadora Bárbara Regiani Magaldi (de Serra Negra).

Além de ouvir os deputados sobre o assunto, os moradores planejam manifestações com cartazes, camisetas e também o uso da palavra durante o evento que deverá ser um marco histórico de participação popular no Legislativo de Serra Negra.

Confirmaram presença os deputados Professora Bebel (PT), Carlos Giannazi (PSOL), Vitor Rodrigues – Vitão do Cachorrão (Republicanos), Rafa Zimbaldi (Cidadania), Simão Pedro (PT), Guilherme Cortez (PSOL) e Paulo Reis (PT).

Embora o horário escolhido possa dificultar a participação em especial dos trabalhadores que estarão em horário de trabalho, os organizadores explicam que a data e horário foram definidos de acordo com a agenda e a disponibilidade dos parlamentares.

Além dos deputados, no Debate Público estarão presentes vereadores, prefeitos e lideranças de cidades que não apoiam a adoção dos pedágios.

Mobilização contra os pedágios

O vice-presidente do Mesa, vereador Antonio Fantini (de Amparo), ressaltou que o debate será imparcial e apartidário. “É preciso valorizar a união dos vereadores, dos municípios, em prol do futuro da região. Por isso é importante a presença de cada cidadão, de cada autoridade”, declarou.

Os organizadores, no entanto, estão otimistas em relação à participação popular uma vez que o tema é de interesse de toda a população e de relevância para a economia dos municípios e o custo de vida dos moradores das cidades do Circuito das Águas Paulista.

Projeto de 37 Pedágios na Região

A concessão do lote Circuito das Águas abrange cerca de 533 quilômetros de rodovias, englobando trechos atualmente administrados pelo DER/SP e pela concessionária Renovias. O projeto prevê a duplicação de segmentos das rodovias SP-354, SP-324, SP-332, SP-342, SP-063, SP-360, SP-133 e SP-107, além da adição de faixas na SP-340 e da construção do Contorno de Águas da Prata para aliviar o tráfego na região.

Além disso, estão previstas novas passarelas e melhorias na iluminação das áreas urbanas, garantindo maior segurança para pedestres e motoristas.

O investimento total estimado é de R$ 9,48 bilhões em infraestrutura, com um prazo de concessão de 30 anos, sendo os municípios de Holambra, Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Socorro, Monte Alegre do Sul, Itapira, Estiva Gerbi e Espírito Santo do Pinhal impactados pelos investimentos. Por meio do Programa Siga Fácil SP, a cobrança de pedágio também será automática por meio do free flow.

Foto: Reprodução / Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2025/05/09/prefeitura-de-aguas-de-lindoia-abre-concurso-publico-na-area-da-educacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *