Ícone do site Tribuna das Aguas

Festa da Virada terá cerco policial aos rolezinhos e zerinhos em Lindoia

rolezinhos

O Diretor de Trânsito e Segurança Pùblica de Lindoia, o GCM Wilians Rodrigues de Araújo divulgou um vídeo em suas redes socias, na manhã deste sábado, dia 27, destacando que a GCM de Lindoia atuará para coibir os rolezinhos e zerinhos nas ruas da cidade.

Veja o vídeo:

O Diretor de Trânsito e Segurança Pública, destacou também que a Guarda Municipal de Lindoia atuou durante a passagem do dia 24 para dia 25 de dezembro (Natal) para que a cidade não fosse ocupadas por “baderneiros” na prática de ratatatá e zerinhos. “Dou liberdade total para a minha equipe atuar contra este tipos de infrações”, destaca.

No Brasil, condutas como “ra-ta-ta-ta”, zerinho, rolezinho e outras manobras perigosas com motocicletas em vias públicas — especialmente em horários noturnos ou madrugada — não são permitidas pela legislação de trânsito e podem gerar várias penalidades administrativas, civis e até criminais. Abaixo está um resumo de como isso pode ser enquadrado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e outras normas:

Segundo a Código de Trânsito Brasileiro (CTB) , estas práticas de rolezinhos, ra-ta-ta-ta e zerinhos podem ser enquadaras como Infração Gravíssima por Manobra Perigosa. O CTB prevê que praticar manobras arriscadas em via pública é uma infração gravíssima. Exemplos incluem:

Suspensão do Direito de Dirigir

Essas infrações podem resultar em suspensão da CNH, que pode variar de 2 a 18 meses ou mais, dependendo da reincidência e do número de pontos acumulados.

Apreensões de motos em Águas de Lindoia

Nesta sexta-feira, dia 26, Policiais Militares do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizaram uma operação de bloqueio policial no município de Águas de Lindóia, com foco na fiscalização de motocicletas e veículos em situação irregular.

A ação ocorreu na Avenida Jaboticabal, nas Casas Populares, e teve como objetivo principal coibir motocicletas com escapamentos abertos ou sem o sistema de silenciamento, além de veículos em mau estado de conservação e com documentação irregular.

Durante a fiscalização, 24 motocicletas e quatro veículos foram abordados. Ao final da operação, nove motocicletas e dois veículos foram recolhidos ao pátio por irregularidades administrativas. Também foram lavrados 33 autos de infração de trânsito em motocicletas e quatro em veículos.

Na passagem do dia 14 para dia 25 (Natal), moradores denunciaram abusos de motociclistas que se aglomeraram no bairro das Casas Populares com manobras perigosas, barulho de escapamentos e som alto. Os policiais da PM estiveram no local e realizaram algumas apreensões e notificações de infrações.

Foto: Apreensão de motos em Águas de Lindoia no dia 26/12 (Divulgação / Reprodução redes sociais)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2025/12/24/estradas-mineiras-tem-restricao-para-circulacao-de-veiculos-de-grande-porte-no-natal-e-reveillon/

Sair da versão mobile