Os alunos dos cursos do Itinerário Técnico do PEI Dr. Jovino Silveira, de Serra Negra, visitaram na quinta-feira, dia 16 de outubro, a Feira de Empreendedor – FE25, do Sebrae – SP e parceiros, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Ao todo, a excursão reuniu 33 alunos, dos cursos de Administração e Vendas, num projeto desenvolvido pelos professores Alberto Pachoaletto (PAEET) e Eduardo Tumbert, professor de Administração / Matemática Financeira; com apoio de Valquíria Helena Marques de Godoy, professora de Carreira e Competências, e a participação da diretora Nádia Maria Correa de Carvalho Silva.
Segundo o PAEET, Alberto Paschoaletto o projeto da visitação nasceu de um contato da escola com o Balcão de Atendimento, Sebrae Aqui, de Serra Negra, em concordância com a Diretoria de Ensino de Mogi Mirim que garantiu a logística para que a viagem acontecesse. “O empreendedorismo é um conhecimento transversal, que atende as turmas dos itinerários técnicos, dando aos alunos uma vivência fora da escola e no mundo empresarial”, destacou.
Para o professor Eduardo Tumbert, a FE25 foi uma oportunidade para os alunos dos itinerários técnicos terem contatos com o universo empresarial e se conectarem com a realidade das ações empreendedoras, antes só debatidas em sala de aula. “Foi uma experiência muito positiva, pois os alunos puderam sair de Serra Negra e conhecerem várias possibilidades de empreendimentos e trabalho. Eles saíram da rotina para encarar a realidade de uma cidade como São Paulo”, explicou.
A diretora da EE Dr. Jovino Silveira, Nádia Maria Correa de Carvalho Silva, acompanhou o grupo de alunos na visita técnica e participou da programação da FE25, no dia 16. “Foi muito importante para os alunos participarem da FE25. O evento deu uma bela visão da ação empreendedora e também abordou aspectos de sustentabilidade tão importantes em qualquer projeto empresarial”.
De acordo com a diretora Nãdia, a EE DR. Jovino Silveira no próximo ano terá cursos técnicos de Administração e Logística. O início do ano letivo de 2026 está definido para 2 de fevereiro de 2026. Caso haja interesse de estudar e o aluno tenha perdido o prazo de matrícula, a orientação é procurar a secretaria de uma escola estadual ou acessar a Secretaria Escolar Digital (SED) para verificar se há a possibilidade de inscrições ou ajustes tardios, ou para obter informações sobre a divulgação dos resultados.
A visita técnica refere-se ao aproveitamento dos cursos do Itinerário Técnico e está prevista como atividade extracurricular, tendo foco no empreendedorismo, que prepara os estudantes para encararem com segurança e conhecimento os conceitos e ferramentas para montarem seus negócios ou assumirem no futuro um negócio da família de forma eficiente e sustentável.
Através do desenvolvimento de habilidades empreendedoras, colaborativas e sustentáveis, os alunos são capacitados para contribuir para o desenvolvimento do mercado e da qualidade de vida, através de projetos pessoais e de interesses coletivos.
Visita a Feira do Empreendedor
Na FE25, os alunos puderam conferir a programação de palestras, sendo que a feira teve como tema “Inteligência Empreendedora” e foi montada num espaço mais de 50 mil m2, dividida em sete eixos temáticos: Comece seu Negócio, Gerencie o seu Dinheiro, Inovação e Tecnologia, Marketing e Vendas, Comportamento Empreendedor, ESG – Impacto Social e Ambiental e Cidade Empreendedora, além de cerca de mil expositores.
O conceito ‘Inteligência Empreendedora’ tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo com foco na geração de negócios, networking e divulgação de produtos e serviços, além de trazer tendências, oportunidades, tecnologia e muitas histórias inspiradoras.
Para a aluna Gabriely Batista Escotom, do 2º EM do Itinerário Técnico de Administração, a FE25 foi uma experiência incrível, vários negócios, muita inovação.
“A feira estava super bem montada, com vários espaços interativos e empresas de diferentes setores. O ambiente era moderno, cheio de ideias novas e muita gente interessada. Tinha muitas tecnologias, empresas, marketing e muito mais”, descreve.
Segundo a aluna, os estandes estavam bem variados. “Tinha desde grandes empresas até pequenos e grandes negócios mostrando suas ideias, produtos e serviços. Também vi muitas startups com propostas bem diferentes. Além disso, vários espaços ofereciam palestras, consultorias e oficinas rápidas, o que deixou tudo mais dinâmico e interessante”.
Gabrielly e os demais alunos da turma foram desafiados a escreverem um relatório de visita técnici, que figurará como avaliação do bimestre para as matérias o itinerário técnico.“Superou minhas expectativas, achei que iria ser uma coisa mais simples, mas foi totalmente inovador, adorei tudo. O que mais me chamou a atenção foi a energia do lugar, com tanta gente querendo aprender e crescer. Histórias de empreendedores que começaram com pouco e conseguiram crescer… Aprendi que empreender vai muito além de ter uma ideia, envolve planejamento, estudo, persistência e estar sempre aprendendo. Também vi como é importante ter uma boa rede de contatos, saber vender bem e acompanhar as tendências do mercado”.
Ravi Gomes, aluno do 3º EM Itinerário Técnico de Vendas, também avaliou como positiva a visita técnica a FE25. “A visita para a feira do SEBRAE superou minhas expectativas, onde tivemos contato com profissionais capacitados para nos tirar dúvidas e nos ensinar, além que nos proporcionou um aprendizado sobre empreendedorismo e gestão de negócios”.
Já o aluno Nicolas Cardoso Morosi, do 3º EM do Itinerário Técnico de Administração destaca: “A Feira do Sebrae efoi incrível, com várias inovações tecnológicas, palestras sobre cursos técnicos e uma enorme variedade de comidas e bebidas artesanais. Como chegamos um pouco tarde, não conseguimos visitar tudo, mas deu tempo de ver coisas muito interessantes, inclusive o “bumblebee”, um robô parecido com o personagem do filme Transformers…”.
Fotos: Arquivo Pessoal / Redes Sociais
Veja também:
