GCM de Lindoia prende homem em flagrante de violência doméstica
A GCM de Lindoia prendeu nesta segunda-feira, 01 de setembro, um homem após agredir esposa, num flagrante de violência doméstica. Segundo os relatos da GCM, o suspeito, já tem passagem por resistência à autoridade, usou uma criança para evitar a abordagem policial.
A prisão aconteceu em meio a uma série de crimes que incluem agressão, ameaça e resistência. O caso começou com uma agressão doméstica e culminou em uma perseguição policial que mobilizou equipes da cidades.
Segundo dados da GCM de Lindoia, tudo começou por volta das 10h20 da manhã, quando a vítima, uma mulher, conseguiu fugir de casa e compareceu à base da GCM. Ela relatou que havia sido agredida fisicamente pelo marido e que ele a impedia de sair da residência. A vítima informou ainda que o agressor havia saído de casa com o filho, fruto do casamento, sem deixar paradeiro conhecido.
Imediatamente, as equipes da GCM de Lindoia, em apoio com uma viatura da Polícia Militar, iniciaram buscas pela cidade. Com a informação de que o suspeito possuía parentes em Águas de Lindóia, a GCM da cidade vizinha foi acionada e também passou a patrulhar a região indicada.
Abordagem tensa.
Após diligências, por volta das 16h15, o suspeito e a criança foram localizados por uma equipe da GCM de Lindoia em frente ao Paço Municipal, próximo ao coreto. Na abordagem, o homem apresentou comportamento extremamente agitado e agressivo, conforme relato contido nos documentos da GCM de Lindoia.
Ele começou a proferir gritos e ameaças, declarando que “se fosse preso, acabaria com a vida de sua esposa e filho”. O agressor também ameaçou os guardas municipais presentes, afirmando que “quando saísse, procuraria um por um”. Em uma manobra de obstrução da ação policial, ele utilizou o próprio filho como escudo humano, segurando-o no colo para impedir uma intervenção.
Em um momento oportuno, onde a criança foi deixada no chão pelo pai e imediatamente resgatada em segurança pelas equipes de apoio.
Prisão
Diante do nível elevado de agressividade, do risco iminente à integridade física da criança e dos agentes, e da recusa em cooperar, os guardas municipais utilizaram contenção física e algemas para neutralizar a ameaça.
Em nota, a GCM de Lindoia afirmou que o uso de algemas foi “estritamente necessário e justificado devido ao risco à incolumidade física própria ou alheia e pela ameaça de resistência grave e de desacato à autoridade”. A corporação destacou que a medida foi “inevitável e proporcional” à situação de exceção, salientando que o mesmo indivíduo já havia sido conduzido por desacato e resistência no final de semana anterior.
O agressor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Lindoia, onde autoridade policial tomou ciência de todas as ameaças – que continuaram a ser proferidas mesmo no distrito policial – e ratificou a prisão em flagrante, mantendo o homem custodiado. A vítima e seus familiares foram atendidos e receberam o acolhimento necessário.
Foto: Reprodução / Divulgação
Veja também: