Ícone do site Tribuna das Aguas

Secretário de Segurança assume comando da GCM de Águas de Lindoia

GCM de Águas

O Secretário de Segurança e Defesa Social do Município de Águas de Lindoia, o Subtenente da Polícia Militar (PM), Vander Lúcio Batista Dias, 47 anos, com formação em Tecnólogo em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública I e II e vários outros cursos com ênfase em Administração, na Polícia Militar, assumiu o comando da GCM de Águas de Lindoia, interinamente, no último dia 15.

A decisão foi tomada pelo prefeito Geraldinho Mantovani Filho (PSD), em concordância com sua equipe, numa atitude de reconhecimento da necessidade de desenvolver a GCM dentro de padrões profissionais, com base técnica, operacional e reconhecimento da população.

“A principal ideia é fazer com que a GCM de Águas de Lindoia crie a base da Polícia Comunitária na cidade, trabalhando conectada com a PM, a Polícia Civil, adquirindo uma estrutura de Guarda Municipal Cidadã em todas as áreas, combatendo o crime, atuando na defesa social, estando presente nas áreas urbanas e nos eventos turísticos. Enfim, garantindo ao cidadão a segurança e a tranquilidade que Águas de Lindoia precisa ter”, explicou Vander Lúcio sobre seus objetivos no comando da GCM.

Vander Lúcio tem experiência de trabalho na região, pois além de atuar na área educacional da PM, e em vários comandos da Capital, também pertenceu a 2º Cia de Amparo que engloba as cidades de Serra Negra, Lindoia, Águas de Lindoia, Socorro, Monte Alegre do Sul e Amparo por 7 anos e meio.

Ele quer reforçar o trabalho da atividade delegada, em que os policiais militares trabalham para o município em seus horários livres, e também melhorar a integração com as GCMs das cidades vizinhas, que já contam com mais tempo de atuação.

Entenda a troca no comando

No último dia 15, o comandante da GCM de Águas de Lindoia pediu exoneração do cargo, após ser acusado por duas mulheres da corporação por assédio sexual que foi documentado em Boletim de Ocorrência na Polícia Civil de Águas de Lindoia.

Diante dos fatos, o comandante da GCM se antecipou, e pediu exoneração, sendo que sua saída do cargo foi publicada no D.O. de 16 de abril de 2025.

Veja na íntegra:

– PORTARIA Nº 14.386, DE 15 DE ABRIL DE 2025 “Dispõe sobre exoneração de servidor público” GERALDO MANTOVANI FILHO, Prefeito Municipal da Estância de Águas de Lindóia, Estado de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso VI, do art. 60, da Lei Ordinária Municipal nº 1.812/90 (Lei Orgânica Municipal), revisada e atualizada pela Emenda n° 16, de 12 de dezembro de 2022, Vínculo Fonte de Recurso 500.000 01 Tesouro Valor R$ 3.000,00 3.000,00 R E S O L V E: EXONERAR, a pedido, o senhor FABIO RIBEIRO DE TOLEDO, RG n° 24.671.758 e CPF nº ***.***.***-**, DIRETOR-COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL desta municipalidade, nos termos do Processo nº 2422/2025, a partir desta data. Prefeitura Municipal da Estância Turística de Águas de Lindóia, aos quinze dias do mês de abril de dois mil e vinte e cinco (15.04.2025). GERALDO MANTOVANI FILHO Prefeito Municipal

Sobre o fato a Prefeitura de Águas de Lindoia emitiu a seguinte nota:

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Águas de Lindoia vem, por meio desta, manifestar-se acerca das denúncias de assédio envolvendo a Guarda Civil Municipal (GCM). Tão logo a Secretaria de Segurança e Defesa Social teve ciência do depoimento prestado por duas agentes da GCM ao Delegado de Polícia do Município, no dia 14 de abril de 2025, o Comandante da Corporação foi imediatamente convocado pelo Secretário da Pasta para prestar esclarecimentos.
Na ocasião, o referido servidor optou por não se manifestar sobre as denúncias e protocolou seu pedido de exoneração, o qual foi prontamente aceito pelo Prefeito Municipal, conforme Portaria nº 14.386, de 15 de abril de 2025, publicada na edição nº 789 do Jornal Oficial do Município, em 16 de abril de 2025.
O caso segue agora sob responsabilidade das autoridades policiais e judiciais competentes. A Prefeitura reitera seu compromisso com a transparência, coloca-se à disposição para colaborar com as investigações e manifesta seu total apoio às servidoras envolvidas.

Foto: Vander Lúcio Batista Dias, novo comandante da GCM de Águas de Lindoia (Reprodução / Divulgação)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2025/04/23/lindoia-recebe-a-1a-etapa-hill-climb-brazil-2025-nos-dias-25-e-26-04/#google_vignette

Sair da versão mobile