Polo Astronômico de Amparo registra imagem da Supernova SN

Registro da Supernova SN 2024ggi na Galáxia NGC 3621 foi obtido no Polo Astronômico de Amparo na noite da última quarta-feira, dia 01 de maio. Na foto que ilustra esta reportagem, a seta indica a Supernova, gerada a partir de uma estrela massiva que explodiu violentamente emitindo bilhões de vezes mais energia do que o Sol e ficando acessível aos telescópios.

Essa Supernova foi descoberta no último dia 11 de abril por um telescópio do Projeto Atlas mantido pela NASA. Essa Supernova ocorreu dentro da galáxia NGC 3621, que está a cerca de 22 milhões de anos-luz de distância.

supernova
Registro em 01/05/2024 no Polo Astronômico de Amparo (divulgação / Reprodução)

Portanto, essa estrela explodiu há 23 milhões de anos, mas a luz da explosão chegou agora aqui na Terra. A imagem foi obtida com câmera própria para Astronomia, acoplada no telescópio e um total de 16 minutos de exposição.

Nas galáxias mais próximas, apenas uma foi encontrada até agora, a SN 1987a, na Nebulosa de Tarântula, uma região da Grande Nuvem de Magalhães. Por causa disso, começamos a procurar um pouco mais distante, nas galáxias vizinhas das vizinhas.

Segundo o IFLScience, essas buscas revelaram cinco supernovas a cerca de 22 milhões de anos-luz de distância, ou mais perto. Até então, a mais recente delas era a SN 2023ixf, localizada na galáxia Catavento e que foi visível por pequenos telescópios.

Entenda o caso

No dia 11 de abril, a partir de observações do ATLAS (Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides), foi descoberta na galáxia NGC 3621 uma supernova que pode estar ficando mais brilhante e que foi denominada de SN 2024ggi. Foi a primeira vez que uma explosão do tipo foi detectada na galáxia.

A distância oficial da explosão é de 22 milhões de anos-luz, mas outras medições apontaram que, na verdade, pode ser um pouco menos. Ela está localizada praticamente na direção oposta da galáxia Catavento.

Quando detectada ela possui uma magnitude de 19, mas registros oficiais mostraram que seu brilho aumentou para 14 e alguns observadores apontam que a explosão parece mais brilhante que uma estrela próxima, que tem magnitude 12.

Algo semelhante aconteceu na explosão detectada em 2023, a SN 2023ixf. Ela foi detectada com uma magnitude semelhante a SN 2024gg, mas seu brilho aumentou até atingir 10,9. Depois disso, ele voltou a cair até atingir 17. Se o aumento de brilho for confirmado na nova supernova, cada vez mais telescópios e astrônomos amadores poderão observar a explosão.

Em 2023 uma das supernovas mais próximas do século foi encontrada, agora outra foi vista apenas um pouco mais longe.

Foto: Registro da Supernova, em 01/05/2024, no Polo Astronômico de Amparo (divulgação / Reprodução)