Ícone do site Tribuna das Aguas

SP: Dória mantêm exigência de máscara em espaços abertos

Dória
Recomendação do Comitê Científico veio após confirmação da variante ômicron do coronavírus no estado

O Governador de SP,  João Dória (PSDB) decidiu nesta quinta-feira, dia 2, atender recomendação do Comitê Científico para manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos no estado.

Após pedido de Dória na tarde da última terça (30/11), o Comitê Científico, órgão técnico formado por especialistas  em Saúde, pediu a manutenção da obrigatoriedade com a confirmação da variante ômicron do coronavírus em São Paulo. O Governo do Estado previa a flexibilização da medida a partir do próximo dia 11.

“Decidimos adotar essa medida por prudência com o cenário epidemiológico no estado. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução. O nosso maior compromisso é com a saúde da população”, disse Dória.

Na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19.

São Paulo foi o primeiro estado a instituir um Centro de Contingência da Covid-19 no país, em 26 de fevereiro de 2020, após a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil.

Vacinação em SP

Em São Paulo, a vacinação contra a Covid-19 prossegue em ritmo acelerado, com os maiores percentuais de população imunizada no país.

Nesta quinta, o Vacinômetro ( https://www.saopaulo.sp.gov.br/ ) registra 78 milhões de doses aplicadas nos 645 municípios paulistas, com 76,15% da população com esquema vacinal completo e 84,7% protegida por ao menos uma dose de imunizante.

SP confirma o terceiro caso da variante Ômicron no Brasil

A Secretaria de Estado  da Saúde de SP confirmou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o terceiro caso da variante Ômicron no Brasil. Trata-se do passageiro da Etiópia que desembarcou em Guarulhos no último sábado quando testou positivo para Covid-19. A amostra foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz do Governo de SP.

O homem de 29 anos foi testado no aeroporto ao desembarcar no país e não apresentava sintomas. Ele é vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer. Em isolamento domiciliar desde o último sábado, sem sintomas e sendo acompanhado pela vigilância do município de Guarulhos, local que reside.

Os dois primeiros caso da variante Ômicron foram confirmados pelo Lutz na tarde de terça-feira, dia 30 de novembro, após sequenciamento genético realizado pelo laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein.

Os casos são de homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul. Eles desembarcaram no Brasil no dia 23 e fizeram exame antes de embarcar novamente no dia 25.

Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR coletado no laboratório do Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos antes de viagem à África do Sul.

Foto: Divulgação / Reprodução Pixabay

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/12/01/influenciadora-de-mogi-guacu-denuncia-estupro-no-rodeio-de-jaguariuna/

Sair da versão mobile